Associações de doença falciforme pedem atendimento melhor
07 de março de 2008
Representantes de dez associações de pessoas com doença falciforme de Minas Gerais entregarão hoje, as 14h, durante audiência com o secretário estadual de saúde, Marcus Pestana, uma pauta de reivindicações relativas ao atendimento prestado aos 5 mil pacientes no estado.
A audiência é um desdobramento de reunião realizada em 2007, quando foi entregue ao secretário o documento técnico “Demandas de Ações e Procedimentos para uma Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme no Estado de Minas Gerais”. O documento, elaborado em uma ampla parceria institucional envolvendo a UFMG e a Fundação Hemominas, traz o diagnóstico da doença falciforme em Minas e aponta diretrizes para melhorar a atenção a esses pacientes.
De acordo com Altair Lira, presidente da Federação Nacional das Associações de Doença Falciforme (Fenafal), que estará presente ao encontro, o objetivo das associações é implementar, com urgência, as ações previstas no documento e melhorar o atendimento às pessoas com doença falciforme. “A demanda das pessoas com doença falciforme é urgente e não pode esperar mais”, afirma Lira.
Leia mais:
Estado cria grupo para melhorar atendimento a doença falciforme – 9/7/2007
Informações para a imprensa:
Vinícius Utsch/ Nupad
(31) 8806 0592