Atualização da intranet traz mais segurança e modernidade para submissão de pesquisas e outros sistemas
Modernização é resultado de dois anos de trabalho do Centro de Informática em Saúde (CINS).
14 de junho de 2022 - Intranet, Tecnologia da Informação
A intranet da Faculdade de Medicina da UFMG foi atualizada, garantindo mais segurança e melhor usabilidade para pesquisadores e funcionários da unidade. Os novos sistemas são compatíveis com uso em celulares.
A melhoria na navegação envolve os sistemas de reserva de salas, gestão de pessoas, disparo de e-mails, gerenciamento de dispositivos conectados à rede cabeada da Faculdade (GEREDE), TV Medicina e o Sistema de Tramitação de Projetos de Pesquisa (SISPq).
Estão em reformulação os sistemas de Escuta Acadêmica e de sorteio de estágio curricular e optativas da Graduação. A intranet abrigará, ainda, um sistema de inscrição para os processos seletivos dos cursos de Pós-graduação da Faculdade.
Clique aqui e acesse a intranet.
O trabalho de modernização da Intranet vem sendo realizado nos últimos dois anos. “O maior benefício é podermos trabalhar em uma base de código mais moderna, que tem uma manutenção mais constante e tem uma expectativa de durabilidade maior. Além disso, vários sistemas utilizam frameworks de última geração, garantindo código mais atual e de desenvolvimento mais rápido e seguro”, explica o técnico do CINS, Isaias de Oliveira.
Outra mudança foi no acesso, que antes era feito exclusivamente via Minha UFMG. Agora, foi adotado tanto o login interno, quanto via Google, Facebook e Yahoo. Além disso, todos os novos sistemas estão melhor adaptados à utilização em celulares.
SISPq
O SISPq é uma plataforma que gerencia globalmente o protocolo de andamento do trâmite de aprovação de pesquisas de graduação, iniciação científica, e pós-graduação, mestrado e doutorado para a Faculdade de Medicina da UFMG. Com os dados da nova Intranet é possível gerar uma nuvem de tags com os termos mais usados em pesquisas da unidade que utilizam o sistema.
Confira a seguir:
O sistema foi desenvolvido pelo CINS em parceria com o Centro de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG (CPq). A unidade disponibiliza um fluxograma com o processo de cadastro de pesquisas e um passo a passo com instruções para cadastrar projetos no SISPq. Confira os arquivos: