Aula gratuita de yoga no Parque da Serra do Curral marca a Semana do Som UNESCO no Brasil, promovida pela Fonoaudiologia da UFMG

12 de junho de 2024

Professores e estudantes do curso de Fonoaudiologia da UFMG promovem a 3ª edição da Semana do Som UNESCO no Brasil, com atividades em toda a cidade. A primeira ação acontece no dia 16 de junho, domingo, às 9h, com uma aula de Yoga no Parque da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras. A programação se estenderá até agosto e ocorrerá concomitantemente em Brasília, com apoio da Universidade Nacional de Brasília (UNB).

A Semana do Som da UNESCO acontece há mais de 20 anos e teve origem na França, e este ano está trazendo o tema “Diálogos entre o som e o silêncio”. O evento é baseado em cinco eixos: ambiente sonoro, técnicas de registro e difusão sonora, relação entre imagem e som, expressão musical e sonora, e saúde auditiva.As ações são abertas para todo o público. A proposta da primeira atividade é refletir sobre a fruição de sons naturais com o corpo e com a respiração, explica a professora Thamara Suzi dos Santos. “Teremos momentos para experienciar os sons. Queremos oferecer experiências sonoras mais ricas. Vamos abordar questões difíceis e deficitárias sobre a percepção sonora das pessoas, seja nas cidades ou em outros ambientes. Na programação, também teremos rodas de conversas sobre saúde auditiva com profissionais de diversas especialidades”, destaca a professora Thamara do Departamento de Fonoaudiologia.O Parque fica localizado em uma área aproximada de 400 mil metros quadrados, na Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951 (em frente a Praça Estado de Israel). Possui 10 mirantes ao longo da crista da Serra do Curral.

Leia mais no site da Faculdade de Medicina da UFMG e ouça também o podcast sobre percepção sonora.SERVIÇOAula de yoga no Parque da Serra do CurralData: 16 de junho (domingo)Horário: 9hLocal: Parque da Serra do Curral – Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951 (Mangabeiras)