Aumenta o número de brasileiros com uso prolongado de telas no tempo de lazer, mostra estudo

24 de janeiro de 2023

Os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal aumentaram o tempo gasto no lazer em celular, computador ou tablet (grupo chamado CCT) de 1,7 para 2 horas por dia, entre 2016 e 2021. Já o tempo médio assistindo TV manteve-se estável no período (de 2,3 para 2,2 horas por dia). Os dados são de uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenada pelo professor Rafael Moreira Claro. O artigo foi publicado no American Journal of Health Promotion no último dia 17 de janeiro.

Outro dado que chamou a atenção dos pesquisadores é o aumento da frequência de adultos gastando 3 ou mais horas por dia em CCT, considerado tempo prolongado, que passou de 19,9% para 25,5%. Os pesquisadores destacam que o aumento do tempo dessas telas foi relevante em todos os grupos sociodemográficos. Sendo que o uso prolongado foi mais intenso no grupo dos mais jovens (18 a 34 anos), mulheres e pessoas com 9 a 11 anos de estudo.

Atualmente, o tempo de tela é a maior expressão do comportamento sedentário e, portanto, está associado a diversos desfechos adversos à saúde, especialmente relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Evidências têm mostrado que o maior tempo em comportamento sedentário está associado ao aumento da mortalidade por todas as causas, da mortalidade e da incidência de doenças cardiovasculares, além da incidência de diabetes tipo 2.

É o que explica a pesquisadora da Faculdade e doutoranda do Programa, Pollyanna Costa Cardoso. “Analisamos comportamento sedentário por ser tema central na agenda mundial de Saúde Pública, e pelo fato de tempo de tela discricionário, especialmente no lazer, ser uma possibilidade de escolha da pessoa. É muito importante monitorarmos o tempo de tela como uma ação de vigilância em saúde, de forma a apoiar a elaboração de diretrizes e desenvolvimento de políticas públicas para redução do comportamento sedentário”, analisa.

Leia a matéria completa no site da Faculdade de Medicina.