Guia Prático Para Uso do Moodle

“Este e-book é mais uma conquista e uma resposta de professores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG aos desafios surgidos com a pandemia de COVID 19 e todas as mudanças que ela trouxe dentro do cenário da educação no ensino superior. A expertise, a experiência e a competência da professora Priscila Liu no uso da plataforma Moodle foi a mola mestra desta publicação, que entusiasmou e mobilizou todos os participantes deste projeto, ligado ao programa AVAS21. O objetivo central deste e-book é facilitar e tornar possível, no cotidiano do ensino, a utilização plena da plataforma Moodle pelos professores e, consequentemente, pelos alunos.”

Deixemos a palavra com a professora Priscila Liu, principal artífice e primeira autora desta publicação.”

Rosália Morais Torres
Coordenadora do Avas21 e do projeto do e-book

“Apesar de todo esse movimento emergencial, venho afirmar que, para muitos, o ensino a distância já era uma opção viável, de qualidade e bem estruturada. Dessa forma, a educação na modalidade a distância não chegou agora para nos salvar da pandemia: já estava adaptada para algumas disciplinas e, com o grande aprendizado que todos teremos nessa situação emergencial, tende a crescer mais e se estabelecer como uma ferramenta cada vez mais importante e potente de ensino.

O AVAS 21 proporcionou união entre alunos e professores de diversos departamentos em prol da informação, e este E-BOOK é o resultado disso. O nosso intuito é apresentar aos professores, de forma didática e ilustrada, as funções, recursos e atividades mais utilizadas na plataforma Moodle, para auxiliá-los nessa corrida do ensino emergencial, e, quem sabe, criar em mais pessoas a vontade de aprender e utilizar o EAD como forma de ensino em suas disciplinas.

Os reflexos do distanciamento social nas relações de ensino nos levarão cada vez mais a aprender novas tecnologias e incorporar estratégias digitais de aprendizagem no planejamento de nossas disciplinas. Neste cenário, o Moodle deve figurar como ferramenta central para alavancar a comunicação professor-aluno e esperamos que os conhecimentos e habilidades adquiridos no uso dessa plataforma possam ser definitivamente incorporados nos semestres vindouros.”

Priscila Liu
Coordenadora do projeto do e-book