A ficha catalográfica (catalogação na publicação) é a descrição física e temática de uma obra de acordo com normas internacionais (AACR2 – Anglo-American Cataloging Rules – 2.ed.) e normas da Biblioteca Universitária da UFMG, é item obrigatório na apresentação de teses e dissertações.

Tem por objetivo facilitar a identificação da obra e sua indexação em bancos de dados. É elaborada para trabalhos de pós-graduação – dissertações e teses defendidas na Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem da UFMG.
A ficha catalográfica consta no verso da folha de rosto da Dissertação ou Tese que será entregue no Departamento da Pós-graduação, sendo opcional no volume enviado para a banca examinadora. A ficha deve ser solicitada com antecedência. Quando o título da dissertação estiver definido o pedido poderá ser encaminhado, mesmo sem o número de páginas correto.

As alterações podem ser solicitadas depois das correções feitas. Após a solicitação aguardar a confirmação de recebimento. Caso isto não ocorra, deve-se ligar para a Bibliotecária Cibele 3409. 9736. Se necessário será solicitado a presença do aluno na Biblioteca para selecionar as palavras-chave(descritores). Será observada ordem de solicitação.

Pede-se um prazo de no mínimo 2 dias úteis para confecção de cada ficha.

É enviada por e-mail e respeitando a ordem de solicitação.

Os descritores usados na ficha catalográfica são pesquisados na base de dados DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, no endereço http://decs.bvs.br/ e está disponível para consulta. Os sinônimos do termo não podem ser usados, usa-se somente o descritor em português com os qualificadores permitidos, se necessário.
Os descritores usados na ficha catalográfica podem ser usados também no campo Palavras-chave no resumo em português, os descritores em inglês pesquisados no MeSH – Medical Subject Heading Terms podem ser usados no campo Palavras-chave abaixo do resumo em inglês.
Para solicitar a ficha catalográfica clique aqui.