Biblioteca do campus Saúde reabre para empréstimo e devolução de livro

Funcionamento seguirá protocolos de segurança e horários agendados

06 de outubro de 2020

A partir do dia 7 de outubro, a Biblioteca J. Baeta Vianna, do campus Saúde da UFMG, retoma parte de suas atividades presenciais em horários reduzidos. Os plantões de atendimento ocorrem todas às quartas feiras, das 10h às 16h, apenas para empréstimos e devoluções de livros com agendamento prévio.

Os empréstimos devem ser solicitados pelo catálogo online do Sistema de Bibliotecas da UFMG (sistema Pergamum), enquanto as devoluções devem ser agendadas através do e-mail atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br.

Sobre a reabertura

A reabertura da Biblioteca do campus Saúde está seguindo o Protocolo de Biossegurança e o Plano de retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto, elaborados pelo Comitê Central de Combate ao novo Coronavírus e suas subcomissões. Assim, cabe a Faculdade de Medicina dar suporte a questão da biossegurança e na preparação dos protocolos para essa reabertura parcial da Biblioteca Baeta Viana, como explica o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Humberto José Alves. Isso inclui seguir as orientações de cuidados pessoais para os profissionais, bem como para a relação deles com o público e com os próprios livros.

Segundo o coordenador da Biblioteca J. Baeta Vianna, Gesner Francisco Xavier Junior, desde o início do trabalho remoto, principalmente da comunidade acadêmica, havia pedidos para o retorno das atividades presenciais. “A demanda por empréstimos e devoluções de livros sempre foi de primeira ordem, haja vista que a interrupção das atividades presenciais ocorreu de forma abrupta, sem que boa parte dos alunos pudessem se organizar e retirar os livros de seu interesse”, comenta.

“Ainda que a Biblioteca venha atuando para disponibilizar o máximo de materiais online, não é possível ofertar tudo. Durante a pandemia, por exemplo, houve parceria com diversas editoras para que a comunidade tivesse acesso aos livros digitais. Mas os livros físicos ainda são essenciais para o aprendizado. Já havia uma demanda desde o início da pandemia e vem crescendo com a retomada das atividades, como o Ensino Remoto Emergencial. Por isso a decisão de ofertar o empréstimo e a devolução presencial”

Humberto José Alves , diretor da Faculdade de Medicina da UFMG

Gesner acrescenta que embora a renovação dos materiais permaneça automática até o retorno efetivo das atividades presenciais, é facultativo a possibilidade de devolução para que, em caso de necessidade, o aluno, funcionário, docente ou servidor possa atualizar os títulos de seu interesse.

Atenção para a segurança e medidas de prevenção

A retomada de parte das atividades está sendo feita com segurança tanto para o usuário quanto para funcionários do local. O acesso à Biblioteca foi demarcado para que haja o distanciamento social de dois metros, indicado pelo Comitê Central. Além disso, foi criado um fluxo de circulação de pessoas, utilizando-se diferentes portas para entrada e saída e evitando aglomeração. O local também foi sinalizado com placas e cartazes informativos sobre normas de utilização e combate ao coronavírus.

“Conforme normas sanitárias vigentes, todos os usuários deverão utilizar máscara. No local, também será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, Biblioteca Central desenvolveu um protocolo para manuseio e tratamento dos livros por parte dos colaboradores”

pontua o superintendente administrativo da Faculdade, Cleverson Pena.

Ele ainda alerta que se o usuário estiver com qualquer sintoma suspeito de covid-19, mesmo que tenha horário agendado, deve ficar em casa como medida de prevenção, remarcando horário quando for descartada essa suspeita ou cumprido os critérios de quarentena.

O cuidado também é destacado pelo diretor da Faculdade ao lembrar que a atenção do usuário da Biblioteca em relação aos protocolos de prevenção deve inciar desde quando ele sair de casa até o seu retorno.

“A Faculdade de Medicina está fazendo o máximo de esforços para atender as demandas. Mas é preciso lembrar que a preservação da vida é o mais importante de tudo. E como vivemos em uma comunidade, é preciso lembrar que o cuidado de preservar e proteger é consigo e com o próximo”, conclui.

Para dúvidas e esclarecimentos sobre a retomada dos serviços da Biblioteca do campus Saúde, envie um email para biblioteca@medicina.ufmg.br ou atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br.