Biblioteca promove treinamentos para bases de dados em maio*

03 de maio de 2017

*Matéria atualizada às 16h21 de 18 de maio de 2017

A Biblioteca J. Baeta Vianna, localizada no campus Saúde da UFMG, promove, esse mês, apresentações de diferentes bases de dados da área de Saúde, disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, em duas datas.

De acordo com a bibliotecária Mariza Talim o treinamento é aberto a todos. “Queremos que o maior número de pessoas participe e não só aluno. Por isso mesmo, estamos abrindo para todos os que tenham interesse em aprender”, afirma.

Além da Mariza, o evento também é promovido pela bibliotecária Jane Guirado e o professor Rubens Tavares, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade (GOB).

Na terça-feira, 16 de maio, o representante da DotLib, Arnaldo Rosin, falará sobre a Primal Pictures Interactive Anatomy e a Micromedex® Solutions. A apresentações será das 8h às 10h, no Auditório do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes), no 6º andar da Unidade.

Já na terça-feira da outra semana, dia 23 de maio, a convidada é a representante da Clarivate Analytics, antes Thomson Reuters, Débora Dias. Ela vai falar sobre a Web of Science, Journal Citation Reports (JCR) e o gerenciador bibliográfico EndNote Online. Esta apresentação será no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG,  das 8h às 11h.

Sobre as bases de dados

Primal Pictures Interactive Anatomy: base de imagens tridimensionais de toda a Anatomia Humana. Contém fotos, vídeos, textos, imagens de ressonância magnética sob vários ângulos, questionários, simuladores de provas etc. Uma reconstrução computadorizada de um cadáver humano, excelente para o aprendizado em várias áreas da saúde como Medicina, Fisioterapia, Educação Física entre outras.

Micromedex® Solutions: informações sobre medicamentos, etiologia, patologia, epidemiologia, diagnóstico, tratamento, educação do paciente, referências bibliográficas e literatura relacionada.

Web of Science: base multidisciplinar que indexa revistas e conferências de todo o mundo. É um índice de citações na web, informando, a cada artigo, os documentos por ele citados e os que o citaram. Tem ferramentas de análise bibliométrica, criação de alertas e personalização de buscas.

Journal Citation Reports (JCR): permite avaliar e comparar periódicos usando dados de citação obtidos de aproximadamente 12 mil publicações técnicas e acadêmicas e anais de congressos de mais de 3.300 editoras em mais de 60 países. O JCR é uma fonte de dados de citações de periódicos, incluindo publicações virtuais de todas as áreas da ciência, tecnologia e ciências sociais.

EndNote Online: Gerenciador bibliográfico que permite reunir as referências bibliográficas desejadas para citação em artigos (inclusão de referências manualmente ou automaticamente por meio da exportação e importação das referências).

Mais informações: Biblioteca J. Baeta Vianna – 3409 9735 ou 3409 9733