O cadastro de usuários do campus Saúde é realizado de forma presencial na Biblioteca J. Baeta Vianna. O cadastro é requisito obrigatório de empréstimo domiciliar de materiais, renovação online, acesso aos ebooks, dentre outros produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca.
Para se inscrever no treinamento é necessário ter login e senha do minhaUFMG e acessar o Moodle UFMG para realizar a sua inclusão automática na turma correspondente ao treinamento.
Depois de concluir o treinamento, o aluno deverá solicitar o cadastro presencialmente na Biblioteca da do campus Saúde. Para tanto, deve apresentar o certificado de participação no treinamento (impresso ou online) juntamente com a carteira única da UFMG (ou comprovante de matrícula).
As Bibliotecas da UFMG possuem três modalidades de empréstimo de materiais:
Para usuários de categoria:
Alunos de graduação, servidores, residentes e instituições conveniadas
A quantidade máxima de itens é: 5
Prazo de empréstimo: 14
Para usuários de categoria:
Professores e alunos da pós-graduação
A quantidade máxima de itens é: 7
Prazo de empréstimo: 14
Restrições: não podem ser renovados online, apenas presencialmente. Esses exemplares não podem ser reservados e devem ser devolvidos na Biblioteca em que o empréstimo foi realizado.
Você pode devolver os itens emprestados em qualquer uma das 26 Bibliotecas que compõem o Sistema da UFMG, exceto aqueles considerados especiais, que devem ser devolvidos na Biblioteca em que o empréstimo foi realizado.
Cada exemplar pode ser renovado online por até 10 vezes consecutivas desde que:
– Não exista reserva para o acervo ou a data de devolução não esteja vencida;
– Você não possua materiais em atraso ou débitos com o Sistema de Biblioteca;
– Você não esteja afastado da Biblioteca.
Atenção: A impossibilidade de renovação online não justifica atrasos na devolução de material emprestado. Caso não consiga efetivar a renovação online, dirija-se a qualquer biblioteca da UFMG para realizar a renovação. Para tanto, é preciso apresentar o material (livro, tese, dissertação, CD, DVD, etc.).
Fique atento aos prazos de devolução. Evite multas. Renove seus materiais com antecedência. A renovação presencial só ocorrerá mediante apresentação do material emprestado.
Se todos os exemplares da obra que você precisa estiverem emprestados, faça uma reserva online!
Quando a obra que você reservou estiver disponível, será exibida uma mensagem na sua página pessoal dentro do Catálogo do Sistema de Bibliotecas e você terá o prazo de 24 horas para retirá-la no setor de empréstimo. Após esse período, caso você não retire a obra, ela será liberada para o próximo da lista. Se não houver ninguém na lista de espera, o material retornará para o acervo.
Orientações para reserva online:
Acesse o catálogo on-line; faça a pesquisa do título; ao clicar no livro que você procurou, caso ele esteja emprestado e não haja nenhum outro exemplar disponível, clique em “Reservar” e preencha as informações solicitadas.
Conte com a expertise dos bibliotecários para busca avançada de literatura, orientações para preenchimento e atualização de currículo Lattes e ORCiD, utilização de gerenciadores de referências (Mendeley, EndNote e Zotero) e gerenciadores de revisões (Rayyan e Covidence); levantamento de indicadores e métricas de produção científica; orientação para normalização de publicações acadêmicas (ABNT e vancouver), treinamentos etc.
Nossa equipe está pronta para auxiliá-lo(a). Contato para agendamento de horário: referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br
Sobre o serviço
A busca bibliográfica compreende o levantamento da literatura científica já publicada sobre determinado assunto em bases de dados nacionais e internacionais. Nosso objetivo é auxiliar a comunidade do campus Saúde da UFMG nesse processo, orientando sobre a busca e seleção de evidências na área de Ciências da Saúde.
O que nós oferecemos
Vamos trabalhar com você para desenvolver estratégias de busca capazes de recuperar as melhores evidências disponíveis no seu tópico de interesse. O atendimento padrão compreende os seguintes itens:
Quem pode solicitar?
O suporte à busca bibliográfica é destinado exclusivamente para a comunidade do campus Saúde da UFMG (Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas).
Normas para atendimento
Como solicitar uma pesquisa bibliográfica?
A solicitação para levantamento bibliográfico é realizada por meio do envio do protocolo de pesquisa/revisão disponível neste link para o seguinte e-mail:
pesquisabiblioteca@medicina.ufmg.br
O que é
O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos (revistas, teses, dissertações, livros, dentre outros) disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
Esse serviço é fornecido por meio da cooperação biblioteca COMUT/IBICT mediante pagamento antecipado.
Como solicitar?
Envie sua solicitação para comut@medicina.ufmg.br
Bibliotecários estão disponíveis para oferecer aulas e treinamentos sobre uma variedade de tópicos relacionados à pesquisa e publicação científica como, por exemplo, bases de dados para a busca de estudos científicos em saúde, elaboração de estratégias de busca e normalização de trabalhos acadêmicos (ABNT e Vancouver).
Contato para agendamento:
referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br
O que é?
O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro). É um código único que identifica publicações como livros, artigos e apostilas. Ele serve como um ‘RG’ para publicações, facilitando sua identificação e organização global.
O que oferecemos?
Suporte bibliotecário para a solicitação de ISBN junto à Câmara Brasileira do Livro.
Como solicitar?
Envie sua solicitação para referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br
O que é?
Obrigatória em dissertações e teses defendidas na UFMG, a ficha catalográfica fornece informações bibliográficas referentes à obra, permitindo a sua identificação e auxiliando no trabalho de processamento técnico.
Quem pode solicitar?
A Biblioteca J. Baeta Vianna elabora a ficha catalográfica das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação do campus Saúde.
Como solicitar?
As solicitações de ficha devem ser realizadas pelo e-mail:
fichabiblioteca@medicina.ufmg.br
Prazo para envio
Após a solicitação, a ficha será enviada por e-mail em até 2 dias úteis.
A declaração de Nada Consta é o documento que atesta a ausência de pendências junto ao Sistema de Bibliotecas da UFMG e constitui etapa obrigatória para a emissão de diplomas.
A declaração não é emitida presencialmente, somente online. A solicitação deve ser realizada por e-mail. Antes de solicitar o documento, certifique-se de que você não possui pendências como empréstimo ativo de livro ou chave de armário, assim como a existência de multas. Para verificar a ocorrência de multas em seu nome, acesse o sistema Pergamum, entre na área do aluno, no canto superior direito da tela, e clique em “Empréstimo”, em seguida em “Débito”. Caso haja débitos, siga as orientações da seção Pagamento de multas.
Após verificada a inexistência ou regularização de pendências, para solicitar a declaração de nada consta envie mensagem para atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br contendo as seguintes informações: nome completo, CPF e número de matrícula do curso que está solicitando o documento Nada Consta.
O prazo para emissão é de até 2 dias úteis.
Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100
2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG
Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100
2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG