Serviços

O cadastro de usuários do campus Saúde é realizado de forma presencial na Biblioteca J. Baeta Vianna. O cadastro é requisito obrigatório de empréstimo domiciliar de materiais, renovação online, acesso aos ebooks, dentre outros produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca.

  • Documento que deve ser apresentado no momento do cadastro:
    • Alunos de graduação dos cursos do campus Saúde: para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, os(as) alunos(as) de graduação devem realizar um treinamento online.

      Para se inscrever no treinamento é necessário ter login e senha do minhaUFMG  e acessar o Moodle UFMG para realizar a sua inclusão automática na turma correspondente ao treinamento.

      Depois de concluir o treinamento, o aluno deverá solicitar o cadastro presencialmente na Biblioteca da do campus Saúde. Para tanto, deve apresentar o certificado de participação no treinamento (impresso ou online) juntamente com a carteira única da UFMG (ou comprovante de matrícula).

  • Alunos de pós-graduação: documento com foto e declaração de matrícula.
  • Servidores docentes e técnicos administrativos da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem: crachá funcional contendo nº do SIAPE ou outro documentos contendo o nº do SIAPE;
  • Funcionário EBSERH: crachá funcional contendo nº do SIAPE ou outro documentos contendo o nº do SIAPE;
  • Funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas que sejam vinculados à Faculdade de Medicina e/ou à Escola de Enfermagem: Declaração Funcional e documento com foto;
  • Residentes do Hospital das Clínicas: documento com foto;
  • Usuário externo: documento com foto. Lembrando que o cadastro no sistema para os usuários externos não lhes confere direito ao empréstimo domiciliar, apenas acesso ao guarda-volume.

As Bibliotecas da UFMG possuem três modalidades de empréstimo de materiais:

  • Empréstimo domiciliar
    Exclusivo para pessoas e instituições vinculadas à UFMG.

    Para usuários de categoria:
    Alunos de graduação, servidores, residentes e instituições conveniadas
    A quantidade máxima de itens é: 5
    Prazo de empréstimo: 14

    Para usuários de categoria:
    Professores e alunos da pós-graduação
    A quantidade máxima de itens é: 7
    Prazo de empréstimo: 14

  • Empréstimo especial
    Empréstimo realizado com duração diferenciada para os materiais especiais ou de consulta local.Prazo de empréstimo: 2h.

    Restrições: não podem ser renovados online, apenas presencialmente. Esses exemplares não podem ser reservados e devem ser devolvidos na Biblioteca em que o empréstimo foi realizado.

  • Empréstimo entre bibliotecas
    Permite que as pessoas vinculadas à UFMG realizem o empréstimo de livros em bibliotecas de outras instituições e vice-versa. Consulte na biblioteca a lista das instituições conveniadas e os procedimentos para realização desta modalidade de empréstimo

Você pode devolver os itens emprestados em qualquer uma das 26 Bibliotecas que compõem o Sistema da UFMG, exceto aqueles considerados especiais, que devem ser devolvidos na Biblioteca em que o empréstimo foi realizado.

Cada exemplar pode ser renovado online por até 10 vezes consecutivas desde que:

– Não exista reserva para o acervo ou a data de devolução não esteja vencida;

– Você não possua materiais em atraso ou débitos com o Sistema de Biblioteca;

– Você não esteja afastado da Biblioteca.

 

Atenção: A impossibilidade de renovação online não justifica atrasos na devolução de material emprestado. Caso não consiga efetivar a renovação online, dirija-se a qualquer biblioteca da UFMG para realizar a renovação. Para tanto, é preciso apresentar o material (livro, tese, dissertação, CD, DVD, etc.).

Fique atento aos prazos de devolução. Evite multas. Renove seus materiais com antecedência. A renovação presencial só ocorrerá mediante apresentação do material emprestado.

 

  • Orientações para renovação online
    Clique neste link e acesse o seu perfil no catálogo online da UFMG. Para realizar o login, siga as orientações disponíveis na página e utilize a senha para empréstimos cadastrada na Biblioteca.

    Posteriormente, clique na opção Renovar para cada item emprestado.

Se todos os exemplares da obra que você precisa estiverem emprestados, faça uma reserva online!

Quando a obra que você reservou estiver disponível, será exibida uma mensagem na sua página pessoal dentro do Catálogo do Sistema de Bibliotecas e você terá o prazo de 24 horas para retirá-la no setor de empréstimo. Após esse período, caso você não retire a obra, ela será liberada para o próximo da lista. Se não houver ninguém na lista de espera, o material retornará para o acervo.

Orientações para reserva online:
Acesse o catálogo on-line; faça a pesquisa do título; ao clicar no livro que você procurou, caso ele esteja emprestado e não haja nenhum outro exemplar disponível, clique em “Reservar” e preencha as informações solicitadas.

Conte com a expertise dos bibliotecários para busca avançada de literatura, orientações para preenchimento e atualização de currículo Lattes e ORCiD, utilização de gerenciadores de referências (Mendeley, EndNote e Zotero) e  gerenciadores de revisões (Rayyan e Covidence); levantamento de indicadores e métricas de produção científica; orientação para normalização de publicações acadêmicas (ABNT e vancouver), treinamentos etc.

Nossa equipe está pronta para auxiliá-lo(a). Contato para agendamento de horário: referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br

Sobre o serviço

A busca bibliográfica compreende o levantamento da literatura científica já publicada sobre determinado assunto em bases de dados nacionais e internacionais. Nosso objetivo é auxiliar a comunidade do campus Saúde da UFMG nesse processo, orientando sobre a busca e seleção de evidências na área de Ciências da Saúde.


O que nós oferecemos

Vamos trabalhar com você para desenvolver estratégias de busca capazes de recuperar as melhores evidências disponíveis no seu tópico de interesse. O atendimento padrão compreende os seguintes itens:

  • Elaboração das estratégias de busca para cada base selecionada e/ou orientações acerca de seu design.
  • Orientações para a utilização de softwares gerenciadores de referências.
  • Orientações para localização do texto completo.

Quem pode solicitar?

O suporte à busca bibliográfica é destinado exclusivamente para a comunidade do campus Saúde da UFMG (Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas).


Normas para atendimento

  • Os atendimentos serão realizados de forma remota e assíncrona, por e-mail;
  • Os atendimentos serão realizados por ordem de recebimento dos protocolos;
  • Sempre que possível serão priorizados os usuários que estejam buscando auxílio pela primeira vez;
  • As estratégias de busca levam em média até 20 (vinte) dias úteis para serem desenvolvidas;
  • Pesquisas particularmente complexas, aquelas com várias perguntas ou que exigem bancos de dados não padronizados, podem levar mais tempo para serem elaboradas;
  • Entre em contato conosco pelo menos 3 a 4 semanas antes da data de interesse para a consulta;
  • Podem ser necessárias algumas interações com o pesquisador para se atingir o melhor resultado nas buscas. Trabalharemos para revisar os resultados iniciais e garantir a relevância das evidências recuperadas para sua pesquisa/revisão.

Como solicitar uma pesquisa bibliográfica?

A solicitação para levantamento bibliográfico é realizada por meio do envio do protocolo de pesquisa/revisão disponível neste link para o seguinte e-mail:
pesquisabiblioteca@medicina.ufmg.br

O que é 

O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos (revistas, teses, dissertações, livros, dentre outros) disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

Esse serviço é fornecido por meio da cooperação biblioteca COMUT/IBICT mediante pagamento antecipado. 

Como solicitar? 

Envie sua solicitação para comut@medicina.ufmg.br

Bibliotecários estão disponíveis para oferecer aulas e treinamentos sobre uma variedade de tópicos relacionados à pesquisa e publicação científica como, por exemplo, bases de dados para a busca de estudos científicos em saúde, elaboração de estratégias de busca e normalização de trabalhos acadêmicos (ABNT e Vancouver).

 

Contato para agendamento:
referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br

O que é?

O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro). É um código único que identifica publicações como livros, artigos e apostilas. Ele serve como um ‘RG’ para publicações, facilitando sua identificação e organização global.


O que oferecemos?

Suporte bibliotecário para a solicitação de ISBN junto à Câmara Brasileira do Livro.


Como solicitar?

Envie sua solicitação para referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br

O que é?

Obrigatória em dissertações e teses defendidas na UFMG, a ficha catalográfica fornece informações bibliográficas referentes à obra, permitindo a sua identificação e auxiliando no trabalho de processamento técnico.


Quem pode solicitar?

A Biblioteca J. Baeta Vianna elabora a ficha catalográfica das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação do campus Saúde.


Como solicitar?

As solicitações de ficha devem ser realizadas pelo e-mail:
fichabiblioteca@medicina.ufmg.br


Prazo para envio

Após a solicitação, a ficha será enviada por e-mail em até 2 dias úteis.

A declaração de Nada Consta é o documento que atesta a ausência de pendências junto ao Sistema de Bibliotecas da UFMG e constitui etapa obrigatória para a emissão de diplomas.

A declaração não é emitida presencialmente, somente online. A solicitação deve ser realizada por e-mail. Antes de solicitar o documento, certifique-se de que você não possui pendências como empréstimo ativo de livro ou chave de armário, assim como a existência de multas. Para verificar a ocorrência de multas em seu nome, acesse o sistema Pergamum, entre na área do aluno, no canto superior direito da tela, e clique em “Empréstimo”, em seguida em “Débito”. Caso haja débitos, siga as orientações  da seção Pagamento de multas.

Após verificada a inexistência ou regularização de pendências, para solicitar a declaração de nada consta envie mensagem para atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br contendo as seguintes informações: nome completo, CPF e número de matrícula do curso que está solicitando o documento Nada Consta.

O prazo para emissão é de até 2 dias úteis.

Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100

 

2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG

Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br

 

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100

 

2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG