Histórico

A Biblioteca José Baeta Vianna, setorial do campus Saúde, conta com um dos maiores acervos do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Ele é especializado na área de Ciências da Saúde e apoia as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas.

A Biblioteca está subordinada administrativamente à Diretoria da Faculdade de Medicina e, tecnicamente, à Diretoria da Biblioteca Universitária, que coordena o Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto por 26 unidades.

Conheça um pouco da centenária história na linha do tempo.

A Biblioteca teve origem a partir da sessão da Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG. Em 1º de março de 1912, o professor Antônio Aleixo discorreu sobre a sua necessidade e propôs que fosse iniciada sua organização. Pouco se sabe sobre a história da Biblioteca nessa primeira fase.

Em 1926 aconteceu sua reorganização, realizada pelo Professor José Baeta Vianna na administração do Professor Hugo F. Werneck. Em 27 de março a Congregação criou uma taxa especial aplicável a todos os alunos, professores e auxiliares de ensino, destinada à manutenção e reorganização da biblioteca. De 1927 a 1935 a biblioteca esteve localizada em duas salas do andar térreo da Faculdade.

Em 1935 foi construído um prédio especialmente destinado à Biblioteca em terreno próximo da Faculdade. Constituída inicialmente de um único andar, dispunha de instalações destinadas a: leitura geral, com 14 mesas e acomodações para 56 usuários; estudo, com cabines para uso individual; estudo, consulta e leitura reservada aos professores e assistentes; administração, com balcão de empréstimos, estante de livros, secretaria; e sanitários.

Era administrada pelo Prof. J. Baeta Vianna, auxiliado pelo funcionário Joaquim Cancio. Posteriormente, ingressaram as auxiliares Maria do Carmo Magalhães Gomes, Helena Lessa e a bibliotecária Nair Marques Lisboa, entre outras.

Já nessa época a Biblioteca merecia louvores por sua organização técnica e por participar e colaborar em serviços de divulgação bibliográfica. A Biblioteca participava do “Serviço de Divulgação Bibliográfica da Reitoria da Universidade de São Paulo”, que elaborava o “Catálogo Geral de Periódicos Científicos” existente nas principais bibliotecas brasileiras. Esse serviço foi o precursor da “Comutação Bibliográfica” e tinha como objetivo “pôr ao alcance de todos os estudiosos, por meio de microfilmes, cópias fotostáticas ou mesmo cópias datilografadas, o acervo bibliográfico existente no país”.

Em 1950 o acervo da Biblioteca era constituído por 4.615 livros, 4.200 teses e separatas de revistas. 6.525 volumes encadernados de revistas de 298 títulos correntes assinados, sendo: nacionais, 70; sul-americanas, 51; inglesas, 48; francesas, 46; norte-americanas, 83. A biblioteca era considerada das principais possuidoras de coleções completas das melhores revistas médicas do mundo.

Em 1959, foi apresentado pela bibliotecária Ruth Versiani Tavares projeto de ampliação e reorganização da biblioteca, o qual foi aprovado pelo então diretor da Faculdade de Medicina, o Prof. Oscar Versiani Caldeira, e pela Congregação. Iniciou-se, assim a construção da biblioteca, utilizando recursos financeiros da Fundação Rockfeller, por meio de auxílio do Prof. Dr. Robert Brigg Watson.

A construção do novo prédio foi dividida em duas etapas. A primeira foi realizada com a construção do bloco dos fundos, o qual era constituído de três andares. A segunda etapa, por sua vez, constituiu na demolição do antigo prédio e na construção do bloco da frente composto por dois andares, com capacidade para abrigar 100.000 volumes e 800 leitores.

Em 9 de dezembro de 1966 inauguram-se as novas instalações, quando foi denominada Biblioteca J. Baeta Vianna, uma justa homenagem ao seu idealizador.

Em 1970, com o auxílio técnico e financeiro da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) da Organização Pan-Americana de Saúde, foi criado um Sub-Centro da BIREME na Biblioteca com o objetivo de fortalecer a rede regional de informação médica.

Em 1974, instala-se o sistema MEDLINE (PubMed), uma das referências mundiais de informação médica e demais áreas das Ciências da Saúde. Já nessa época, podiam-se realizar pesquisas bibliográficas automatizadas, com o auxílio de uma bibliotecária, utilizando um terminal de computador conectado ao Instituto de Energia Atômica de São Paulo por via telefônica.

Em 1987 a Biblioteca iniciou o processo de automatização de seus serviços. Foi implantado o software MicroISIS e aplicativos desenvolvidos pela BIREME. A Biblioteca foi a pioneira no Brasil a implantar serviços de descrição bibliográfica do acervo; realização de empréstimo, devolução e reserva utilizando código de barras para identificação das obras; elaboração de relatórios e estatísticas.

Em 1992, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG implantou-se o projeto Base de Dados em Enfermagem (BDENF) com a indexação de material bibliográfico convencional e não convencional em enfermagem, objetivando o controle bibliográfico nacional e a disseminação da informação em enfermagem. Foi constituída a Rede Sub-Rede Brasileira de Informação do Sistema BIREME/OPAS/OMS.

Em 2004 a Biblioteca passou por reformas físicas no primeiro andar, tendo em vista a instalação de um novo setor de Empréstimo, já utilizando o software Pergamum, adotando as novas diretrizes do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Com o propósito de atender as demandas da comunidade acadêmica e do público externo, a biblioteca tem buscado se adequar aos novos tempos. Para tanto, tem buscado alternativas para melhorar sua estrutura e os serviços oferecidos, com especial atenção àqueles demandados de forma on-line. No ano de 2024 os espaços de estudo e o laboratório de informática foram reestruturados, com instalação de climatização adequada e novas tomadas, a fim de oferecer condições favoráveis ao estudo e pesquisa.

Acervo

O acervo da Biblioteca do campus Saúde é especializado em saúde e é composto por diferentes tipos de materiais como, por exemplo, livros, teses, dissertações, dicionários, fascículos de periódicos impressos e ebooks.

Além do mais, a Biblioteca campus Saúde abriga uma coleção de obras históricas, obras raras e a “Coleção Tonelli – Obras Didáticas da Área Médica Editadas por Docentes da UFMG”.

Além do acervo físico da Biblioteca do campus Saúde, os usuários vinculados à UFMG também podem acessar as plataformas de e-books Minha Biblioteca e Cengage.

Caso precise de ajuda com as buscas peça auxílio a equipe da biblioteca.

O acervo das Bibliotecas da UFMG pode ser consultado por meio do catálogo on-line, basta buscar pelo título da publicação, ou autor/autora da obra, ou também pelo assunto de interesse. Digite na caixa de busca o termo que deseja pesquisar e navegue pelas opções apresentadas.

Lembre-se de anotar o número de chamada do livro caso queira encontrá-lo na estante. O número de chamada funciona como o endereço de localização dentro da biblioteca.

Nas estantes existem placas indicando onde os números de chamada estão localizados.

O catálogo on-line oferece filtros para otimizar sua pesquisa, você pode selecionar a unidade de informação (biblioteca), o tipo de obra, o ano da publicação, o assunto, entre outros filtros. Para identificar os materiais disponíveis apenas em nossa biblioteca basta selecionar no menu lateral Unidade de Informação a opção Biblioteca campus Saúde.

A Biblioteca J. Baeta Vianna disponibiliza computadores para a consulta on-line.

 

A disponibilidade dos e-books devem ser consultados por meio do catálogo online. Para acessá-los, utilize seu login e senha de acesso aos serviços da biblioteca.

Também é possível acessar as bases de e-books por meio da área do aluno, disponível no catálogo.

Acesse a área do aluno conforme orientações do vídeo abaixo:

Vídeo Novo Acesso Usuário – Pergamum 10

Em seguida clique no menu lateral no link “Base de Dados” e escolha a base desejada. Lembrando que a base Cengage possui um número limitado de itens que podem ser consultados previamente por meio da lista E-books perpétuos da Cengage.

Estrutura física

A Biblioteca está instalada em prédio próprio, com área de 3.182 m², distribuídos em 04 andares, contando com 580 assentos. Conta com guarda-volumes, bancadas para estudo individual, mesas e salas para estudo em grupo.

  • Portaria
  • Espaço de exposições temporárias
  • Balcão de atendimento
  • Computadores para consulta do acervo
  • Computadores para consulta no Portal de Periódicos CAPES
  • Acervo bibliográfico
  • Acervo de teses, dissertações e folhetos
  • Salão com mesas de estudos
  • Sala de estudo individual
  • Laboratório de informática
  • Setores de trabalho (secretaria, referência, processamento técnico e comutação)
  • Sala da coordenação
  • Banheiros
  • Acervo de periódicos
  • Xerox
  • Salão com mesas de estudos
  • Sala de estudo em grupo
  • Sala com recursos de acessibilidade
  • Sala de treinamento
  • Banheiros
  • Salão com mesas de estudos (desativado temporariamente)
  • Banheiros
  • Acervo histórico
  • Coleção não corrente
  • Laboratório de encadernação
  • Banheiros

A Biblioteca está adaptada para atender adequadamente às pessoas com deficiência:

  •  Entrada/Saída com dimensionamento para cadeirantes;
  • Possui banheiros adaptados;
  • Espaço para atendimento adaptado;
  • Elevador interno e rampa de acesso com corrimão;
  • Cabine Especial para pessoas com visão subnormal, localizada no 2º andar, equipada com TV, computador, fone de ouvido, teclado especial e OCR (tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa).

Regulamento

O acesso ao acervo das Bibliotecas da UFMG é permitido ao público em geral dentro de suas dependências, com o empréstimo domiciliar restrito aos usuários que têm vínculo com a Universidade.

Os materiais do acervo são de circulação coletiva, por isso não serão permitidas anotações, sinais, marcas e post-it nesses itens, nem dobras ou vincos nas páginas.

É proibido portar bolsas, mochilas, pastas e similares no interior da biblioteca. Por isso, a Biblioteca Campus Saúde disponibiliza 536 guarda-volumes. Eles devem ser utilizados para guarda de pertences pessoais, durante a permanência na biblioteca, mediante apresentação de um documento de identidade oficial, contendo foto e validade atualizada.

A biblioteca é um ambiente de convívio coletivo dedicado aos estudos, por isso recomenda-se manter o ambiente tranquilo, limpo e agradável para todos, evitando conversar em voz alta e escutar som de equipamentos eletrônicos (celular, tablet, computador etc.) sem o uso de fones de ouvido.

É proibido consumir alimentos ou bebidas (exceto água) nas dependências da biblioteca. Essa medida é necessária para assegurar a integridade do acervo, evitando sujidades nos livros, e também a proliferação de insetos atraídos por restos de alimentos.

Será cobrada multa para os materiais não devolvidos no período previsto, conforme estabelecido pela Pró-Reitoria de Administração da UFMG por meio da Portaria Nº 044, de 06 de setembro de 2013.

A multa por cada item varia de acordo com o tipo de empréstimo. São considerados dias corridos inclusive sábados, domingos e feriados. Os débitos deverão ser quitados por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O comprovante de pagamento da multa deve ser entregue na biblioteca de origem da multa.

Para multas do campus Saúde, o comprovante deve ser enviado para o seguinte e-mail: bibliotecacirculacao@gmail.com ou apresentado presencialmente no balcão de atendimento da biblioteca.

Preço das multas:

Empréstimo domiciliar: R$ 1,00/dia/obra

Empréstimo entre bibliotecas: R$ 1,00/dia/obra

Empréstimo especial: R$ 1,00/hora/obra

Empréstimo da coleção reserva: R$ 1,00/hora/obra

Pernoite escaninho: R$5,00/dia

Perda da chave do escaninho: R$ 10,00*
*Não incluso valor do chaveiro identificador

Informações importantes:

  • A impossibilidade de renovação online não justifica atrasos na devolução de material emprestado. Caso não consiga efetivar a renovação online, dirija-se a qualquer biblioteca da UFMG para realizar a renovação. Para tanto, é preciso apresentar o material (livro, tese, dissertação, CD, DVD, etc.).
  • Para obras em atraso, o Sistema bloqueará o usuário automaticamente, não permitindo efetuar qualquer operação, exceto devolução.
  • É vedado ao aluno em débito com a biblioteca solicitar certificado de conclusão de curso de graduação e pós-graduação e/ou solicitar transferência de curso.
  • Os servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários contratados em débito estarão sujeitos às penalidades disciplinares definidas em lei.

As doações de materiais bibliográficos ofertados serão aceitas se estiverem dentro dos critérios estabelecidos na Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca do campus Saúde da UFMG, conforme diretrizes a seguir:

a) Publicações que serão recebidas:

  • Publicações recentes, de cunho científico e/ou didáticas, da Área da Saúde. O conteúdo das publicações deve atender o público da graduação e/ou pós-graduação, estando em consonância com a necessidade de ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com a bibliografia básica e complementar adotadas nos cursos de:
    • Enfermagem (5 anos da data de publicação)
    • Medicina (5 anos da data de publicação)
    • Fonoaudiologia (10 anos da data de publicação)
    • Gestão de Serviços de Saúde (10 anos da data de publicação)
    • Nutrição (10 anos da data de publicação)
    • Tecnologia em Radiologia (10 anos da data de publicação)
    • Obras de literatura adulta
  • Conservação do material: as obras doadas devem estar em ótimo estado de conservação, totalmente íntegra, capa conservada, miolo e lombada firmes. As obras não podem estar faltando páginas, estar com características de mofo e/ou fungos, páginas acidificadas (amareladas e quebradiças, grifadas).

b) Publicações que NÃO serão recebidas:

  • Publicações que não atendam aos critérios estabelecidos pela Política de Desenvolvimento de Acervo da Instituição;
  • Obras desatualizadas;
  • Obras em mau estado de conservação;
  • Com carimbos e/ou identificação de outra Instituição;
  • Materiais e livros de ensino fundamental e médio,
  • Cópias de livros, apostilas, Diário Oficial, enciclopédias, catálogos, dentre outros materiais que não se identificam com os objetivos de uma biblioteca universitária especializada em saúde.

Orientamos que envie e-mail para catalogacaobiblioteca@medicina.ufmg.br, informando a intenção de realizar a doação dos materiais bibliográficos, para saber o interesse da biblioteca pela obra ofertada.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (31) 3409-9733.

Desta forma, desde já agradecemos a oferta das publicações.

Equipe

Coordenação

  • Fabiene Letizia Alves Furtado

Equipe de Servidores

  • Ana Luiza Carvalho Leão
  • Fabian Rodrigo dos Santos
  • Felipe Estevan Cardoso Sarmento
  • Gabriella Braga Andrade Martins
  • Gesner Francisco Xavier Junior
  • Graciella Silvia Donádia
  • José Rodrigues Campos
  • Marina Nogueira Ferraz
  • Monaliza Maria da Silveira Caires Lima
  • Olívia Andrade Coimbra
  • Silvia Lins de Paula

Equipe portaria

  • Felipe Luis da Silva
  • Leonardo Adriano dos Santos Souza

Contatos

Gestão técnica e administrativa da Biblioteca

biblioteca@medicina.ufmg.br

Para nada consta, cadastro e dúvidas em geral

atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br

Solicitação de consulta com a equipe de bibliotecários, suporte aos pesquisadores, aulas treinamentos e dúvidas em geral

referenciabiblioteca@medicina.ufmg.br

Solicitação de artigos

comut@medicina.ufmg.br

Solicitação de ficha catalográfica

fichabiblioteca@medicina.ufmg.br

Solicitação de malote

malotebiblioteca@medicina.ufmg.br

Envio do comprovante de pagamento da multa

bibliotecacirculacao@gmail.com

Doações e informações sobre catalogação, classificação e indexação de materiais

catalogacaobiblioteca@medicina.ufmg.br

Serviço de reprografia (terceirizado)

medicinajusci@gmail.com

Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100

 

2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG

Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br

 

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100

 

2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG