A Biblioteca José Baeta Vianna, setorial do campus Saúde, conta com um dos maiores acervos do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Ele é especializado na área de Ciências da Saúde e apoia as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas.
A Biblioteca está subordinada administrativamente à Diretoria da Faculdade de Medicina e, tecnicamente, à Diretoria da Biblioteca Universitária, que coordena o Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto por 26 unidades.
Conheça um pouco da centenária história na linha do tempo.
A Biblioteca teve origem a partir da sessão da Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG. Em 1º de março de 1912, o professor Antônio Aleixo discorreu sobre a sua necessidade e propôs que fosse iniciada sua organização. Pouco se sabe sobre a história da Biblioteca nessa primeira fase.
Em 1926 aconteceu sua reorganização, realizada pelo Professor José Baeta Vianna na administração do Professor Hugo F. Werneck. Em 27 de março a Congregação criou uma taxa especial aplicável a todos os alunos, professores e auxiliares de ensino, destinada à manutenção e reorganização da biblioteca. De 1927 a 1935 a biblioteca esteve localizada em duas salas do andar térreo da Faculdade.
Em 1935 foi construído um prédio especialmente destinado à Biblioteca em terreno próximo da Faculdade. Constituída inicialmente de um único andar, dispunha de instalações destinadas a: leitura geral, com 14 mesas e acomodações para 56 usuários; estudo, com cabines para uso individual; estudo, consulta e leitura reservada aos professores e assistentes; administração, com balcão de empréstimos, estante de livros, secretaria; e sanitários.
Era administrada pelo Prof. J. Baeta Vianna, auxiliado pelo funcionário Joaquim Cancio. Posteriormente, ingressaram as auxiliares Maria do Carmo Magalhães Gomes, Helena Lessa e a bibliotecária Nair Marques Lisboa, entre outras.
Já nessa época a Biblioteca merecia louvores por sua organização técnica e por participar e colaborar em serviços de divulgação bibliográfica. A Biblioteca participava do “Serviço de Divulgação Bibliográfica da Reitoria da Universidade de São Paulo”, que elaborava o “Catálogo Geral de Periódicos Científicos” existente nas principais bibliotecas brasileiras. Esse serviço foi o precursor da “Comutação Bibliográfica” e tinha como objetivo “pôr ao alcance de todos os estudiosos, por meio de microfilmes, cópias fotostáticas ou mesmo cópias datilografadas, o acervo bibliográfico existente no país”.
Em 1950 o acervo da Biblioteca era constituído por 4.615 livros, 4.200 teses e separatas de revistas. 6.525 volumes encadernados de revistas de 298 títulos correntes assinados, sendo: nacionais, 70; sul-americanas, 51; inglesas, 48; francesas, 46; norte-americanas, 83. A biblioteca era considerada das principais possuidoras de coleções completas das melhores revistas médicas do mundo.
Em 1959, foi apresentado pela bibliotecária Ruth Versiani Tavares projeto de ampliação e reorganização da biblioteca, o qual foi aprovado pelo então diretor da Faculdade de Medicina, o Prof. Oscar Versiani Caldeira, e pela Congregação. Iniciou-se, assim a construção da biblioteca, utilizando recursos financeiros da Fundação Rockfeller, por meio de auxílio do Prof. Dr. Robert Brigg Watson.
A construção do novo prédio foi dividida em duas etapas. A primeira foi realizada com a construção do bloco dos fundos, o qual era constituído de três andares. A segunda etapa, por sua vez, constituiu na demolição do antigo prédio e na construção do bloco da frente composto por dois andares, com capacidade para abrigar 100.000 volumes e 800 leitores.
Em 9 de dezembro de 1966 inauguram-se as novas instalações, quando foi denominada Biblioteca J. Baeta Vianna, uma justa homenagem ao seu idealizador.
Em 1970, com o auxílio técnico e financeiro da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) da Organização Pan-Americana de Saúde, foi criado um Sub-Centro da BIREME na Biblioteca com o objetivo de fortalecer a rede regional de informação médica.
Em 1974, instala-se o sistema MEDLINE (PubMed), uma das referências mundiais de informação médica e demais áreas das Ciências da Saúde. Já nessa época, podiam-se realizar pesquisas bibliográficas automatizadas, com o auxílio de uma bibliotecária, utilizando um terminal de computador conectado ao Instituto de Energia Atômica de São Paulo por via telefônica.
Em 1987 a Biblioteca iniciou o processo de automatização de seus serviços. Foi implantado o software MicroISIS e aplicativos desenvolvidos pela BIREME. A Biblioteca foi a pioneira no Brasil a implantar serviços de descrição bibliográfica do acervo; realização de empréstimo, devolução e reserva utilizando código de barras para identificação das obras; elaboração de relatórios e estatísticas.
Em 1992, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG implantou-se o projeto Base de Dados em Enfermagem (BDENF) com a indexação de material bibliográfico convencional e não convencional em enfermagem, objetivando o controle bibliográfico nacional e a disseminação da informação em enfermagem. Foi constituída a Rede Sub-Rede Brasileira de Informação do Sistema BIREME/OPAS/OMS.
Em 2004 a Biblioteca passou por reformas físicas no primeiro andar, tendo em vista a instalação de um novo setor de Empréstimo, já utilizando o software Pergamum, adotando as novas diretrizes do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
Com o propósito de atender as demandas da comunidade acadêmica e do público externo, a biblioteca tem buscado se adequar aos novos tempos. Para tanto, tem buscado alternativas para melhorar sua estrutura e os serviços oferecidos, com especial atenção àqueles demandados de forma on-line. No ano de 2024 os espaços de estudo e o laboratório de informática foram reestruturados, com instalação de climatização adequada e novas tomadas, a fim de oferecer condições favoráveis ao estudo e pesquisa.
O acervo da Biblioteca do campus Saúde é especializado em saúde e é composto por diferentes tipos de materiais como, por exemplo, livros, teses, dissertações, dicionários, fascículos de periódicos impressos e ebooks.
Além do mais, a Biblioteca campus Saúde abriga uma coleção de obras históricas, obras raras e a “Coleção Tonelli – Obras Didáticas da Área Médica Editadas por Docentes da UFMG”.
Além do acervo físico da Biblioteca do campus Saúde, os usuários vinculados à UFMG também podem acessar as plataformas de e-books Minha Biblioteca e Cengage.
Caso precise de ajuda com as buscas peça auxílio a equipe da biblioteca.
O acervo das Bibliotecas da UFMG pode ser consultado por meio do catálogo on-line, basta buscar pelo título da publicação, ou autor/autora da obra, ou também pelo assunto de interesse. Digite na caixa de busca o termo que deseja pesquisar e navegue pelas opções apresentadas.
Lembre-se de anotar o número de chamada do livro caso queira encontrá-lo na estante. O número de chamada funciona como o endereço de localização dentro da biblioteca.

Nas estantes existem placas indicando onde os números de chamada estão localizados.


O catálogo on-line oferece filtros para otimizar sua pesquisa, você pode selecionar a unidade de informação (biblioteca), o tipo de obra, o ano da publicação, o assunto, entre outros filtros. Para identificar os materiais disponíveis apenas em nossa biblioteca basta selecionar no menu lateral Unidade de Informação a opção Biblioteca campus Saúde.
A Biblioteca J. Baeta Vianna disponibiliza computadores para a consulta on-line.
A disponibilidade dos e-books devem ser consultados por meio do catálogo online. Para acessá-los, utilize seu login e senha de acesso aos serviços da biblioteca.
Também é possível acessar as bases de e-books por meio da área do aluno, disponível no catálogo.
1º Acesse a área do aluno conforme orientações do vídeo abaixo:
Vídeo Novo Acesso Usuário – Pergamum 10
2º Em seguida clique no menu lateral no link “Base de Dados” e escolha a base desejada. Lembrando que a base Cengage possui um número limitado de itens que podem ser consultados previamente por meio da lista E-books perpétuos da Cengage.
A Biblioteca está instalada em prédio próprio, com área de 3.182 m², distribuídos em 04 andares, contando com 580 assentos. Conta com guarda-volumes, bancadas para estudo individual, mesas e salas para estudo em grupo.
A Biblioteca está adaptada para atender adequadamente às pessoas com deficiência:
O acesso ao acervo das Bibliotecas da UFMG é permitido ao público em geral dentro de suas dependências, com o empréstimo domiciliar restrito aos usuários que têm vínculo com a Universidade.
Os materiais do acervo são de circulação coletiva, por isso não serão permitidas anotações, sinais, marcas e post-it nesses itens, nem dobras ou vincos nas páginas.
É proibido portar bolsas, mochilas, pastas e similares no interior da biblioteca. Por isso, a Biblioteca Campus Saúde disponibiliza 536 guarda-volumes. Eles devem ser utilizados para guarda de pertences pessoais, durante a permanência na biblioteca, mediante apresentação de um documento de identidade oficial, contendo foto e validade atualizada.
A biblioteca é um ambiente de convívio coletivo dedicado aos estudos, por isso recomenda-se manter o ambiente tranquilo, limpo e agradável para todos, evitando conversar em voz alta e escutar som de equipamentos eletrônicos (celular, tablet, computador etc.) sem o uso de fones de ouvido.
É proibido consumir alimentos ou bebidas (exceto água) nas dependências da biblioteca. Essa medida é necessária para assegurar a integridade do acervo, evitando sujidades nos livros, e também a proliferação de insetos atraídos por restos de alimentos.
Será cobrada multa para os materiais não devolvidos no período previsto, conforme estabelecido pela Pró-Reitoria de Administração da UFMG por meio da Portaria Nº 044, de 06 de setembro de 2013.
A multa por cada item varia de acordo com o tipo de empréstimo. São considerados dias corridos inclusive sábados, domingos e feriados. Os débitos deverão ser quitados por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O comprovante de pagamento da multa deve ser entregue na biblioteca de origem da multa.
Para multas do campus Saúde, o comprovante deve ser enviado para o seguinte e-mail: bibliotecacirculacao@gmail.com ou apresentado presencialmente no balcão de atendimento da biblioteca.
Preço das multas:
Empréstimo domiciliar: R$ 1,00/dia/obra
Empréstimo entre bibliotecas: R$ 1,00/dia/obra
Empréstimo especial: R$ 1,00/hora/obra
Empréstimo da coleção reserva: R$ 1,00/hora/obra
Pernoite escaninho: R$5,00/dia
Perda da chave do escaninho: R$ 10,00*
*Não incluso valor do chaveiro identificador
Informações importantes:
As doações de materiais bibliográficos ofertados serão aceitas se estiverem dentro dos critérios estabelecidos na Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca do campus Saúde da UFMG, conforme diretrizes a seguir:
a) Publicações que serão recebidas:
b) Publicações que NÃO serão recebidas:
Orientamos que envie e-mail para catalogacaobiblioteca@medicina.ufmg.br, informando a intenção de realizar a doação dos materiais bibliográficos, para saber o interesse da biblioteca pela obra ofertada.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (31) 3409-9733.
Desta forma, desde já agradecemos a oferta das publicações.
Coordenação
Equipe de Servidores
Equipe portaria
Gestão técnica e administrativa da Biblioteca
Para nada consta, cadastro e dúvidas em geral
Solicitação de consulta com a equipe de bibliotecários, suporte aos pesquisadores, aulas treinamentos e dúvidas em geral
Pesquisa bibliográfica
Solicitação de artigos
Solicitação de ficha catalográfica
Solicitação de malote
Envio do comprovante de pagamento da multa
Doações e informações sobre catalogação, classificação e indexação de materiais
Serviço de reprografia (terceirizado)
Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100
2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG
Contato
31 3409-9741 ou 9733
atendimentobiblioteca@medicina.ufmg.br
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Endereço
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – CEP 30130-100
2024 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da da UFMG