Boletim Matinal apresenta novidades sobre a Covid-19 e Mpox


06 de novembro de 2024 - , , , ,


No mês de outubro, o Boletim Matinal trouxe atualização epidemiológica com foco em COVID-19, além de outras doenças emergentes no Brasil e no mundo. O destaque é na detecção de nova variante do vírus Sars-Cov-2 no Brasil, além de anticorpo para recém-nascido como possível combate ao vírus sincicial. O Boletim trata também sobre a Monkey Pox: “Mpox: entenda o que mudou do surto de 2022 para o atual”.

No cenário internacional, o boletim reporta o início de testes de vacina contra o vírus mortal de Marburg, em Ruanda. Enquanto isso, uma nova pesquisa aponta que infecções graves por Covid-19 podem inflamar o “centro de controle” do cérebro, segundo pesquisa. Por fim, a OMS aprovou o uso da vacina contra Mpox para adolescentes entre 12 e 17 anos. 

Confira o Boletim do mês de outubro. 

Boletim Matinal

Criado em abril de 2020, a ação publicou boletins diários sobre a situação epidemiológica da Covid-19, divulgando dados confiáveis, notícias e artigos com análises do cenário. O material conta com supervisão de professores da Faculdade de Medicina. Em novembro de 2021, as edições passaram a ser publicadas segunda, quarta e sexta-feira.

A iniciativa foi originada no projeto de extensão “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que promove a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas de cidades de origem, muitas no interior do estado.