“Boletim Matinal Covid-19” tem edição especial após mais de 100 mil mortes pelo novo coronavírus

10 de agosto de 2020 - , , ,

Captura de tela da 115ª edição do Boletim Matinal Covid-19.

Nesse domingo, 9 de agosto, o Brasil ultrapassou a marca de 100 mil vidas perdidas para a covid-19. Para a equipe do Boletim Matinal Covid-19, uma ação de extensão da Faculdade Medicina da UFMG, a marca representa a falha da política de enfrentamento à pandemia. É o que afirma o editoral da edição 115 do informativo, produzido por por uma equipe de professores e alunos de Medicina e Enfermagem da UFMG.

Publicado em todas as manhãs, com dados confiáveis e seguros sobre a pandemia, de forma resumida e acessível aos profissionais de saúde e à população geral, o Boletim convocou a todos para reverter parte desta história e evitar uma tragédia ainda maior.

Confira o editorial:

A tragédia anunciada

Há 5 meses tivemos nosso primeiro óbito, hoje são 3 milhões de pessoas diagnosticadas com COVID-19 e mais de 100 mil mortes! Somos 3% da população mundial, mas 14% de todos os óbitos estão no Brasil.
Falhamos! Nossa política de enfrentamento à pandemia tem que ser reavaliada urgentemente para tentar reverter uma tragédia ainda maior. Ainda há tempo!
Desde a invasão dos colonizadores, passando pelo tráfico de pessoas escravizadas, esta é a maior tragédia humanitária e sanitária que já vivemos!
Falhamos! Ao não saber aproveitar o tempo que nos foi dado para nos preparar e por não instrumentalizar adequadamente o SUS, que vem sendo sistematicamente atacado nos últimos quatro anos.
Falhamos em não proteger nossa população, amparando e cuidando dos mais vulneráveis!
Falhamos em não denunciar curas milagrosas e em desprezar a ciência. Vamos pagar um preço alto por este descaso por parte de uma parcela de quem deveria ser o defensor de seus princípios!
Falhamos em aceitar que, em meio à tragédia, não tenhamos um Ministro da Saúde à altura do cargo!
Falhamos em não denunciar a política deliberada do dissenso e da discórdia levando ainda mais insegurança e desalento para sociedade!
Falhamos em permitir ataques de fascistas aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, bem como aos pesquisadores e pesquisadoras!
Pedimos perdão a todos brasileiros e brasileiras vítimas desta tragédia anunciada. Não podemos e não iremos banalizar estas mortes!
Para a equipe do Boletim Matinal, “Luto” é um substantivo que designa nosso sentimento atual, mas também um verbo! Juntamo-nos à FrentePelaVida, reafirmando nosso compromisso nesta luta!

Ainda dá tempo de juntos revertermos parte desta história!

O Boletim Matinal é disponibilizado na página de enfrentamento à covid-19 desenvolvida pelo Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade, onde também há o projeto “Tira-dúvidas“. Além disso, a equipe publica o material nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.