Boletim Matinal destaca a campanha vacinal contra o HPV, dengue e informa sobre a peste bubônica
08 de setembro de 2025 - Boletim Matinal, Dengue, HPV, Peste Bubônica

Os destaques do Brasil no Boletim Matinal do mês de agosto trouxeram novas informações sobre o início da campanha de vacinação contra a dengue em todos os centros de saúde de Belo Horizonte, atualmente para pessoas de 6 a 14 anos. Após casos recentes de sarampo no Brasil, o Boletim também alerta sobre uma possível reintrodução do vírus no município. Além disso, busca conscientizar sobre a campanha de vacinação do HPV, que mesmo lançada em fevereiro, imunizou apenas 1.5% dos adolescentes de 15 a 19 anos.
As notícias mundiais destacam um tratamento em duas doses para para infecções da corrente sanguínea por S. aureus, tão eficaz quanto o tratamento padrão que dura semanas, e tranquiliza sobre o caso de peste Bubônica ocorrido nos Estados Unidos. O Boletim ainda destaca um político estadunidense como risco à saúde pública devido a sua campanha antivacina.
O intitulado “Diretrizes da OMS para manejo clínico de arboviroses: dengue, chikungunya, zika e febre amarela”, foi o artigo de revisão da edição. A doença destacada foi a Hepatite B, tratou históricos da doença, sintomas e como prevenir.
Confira o Boletim do mês de agosto
Boletim Matinal
Criado em abril de 2020, a ação publicou boletins diários sobre a situação epidemiológica da Covid-19, divulgando dados confiáveis, notícias e artigos com análises do cenário. O material conta com supervisão de professores da Faculdade de Medicina. Em novembro de 2021, as edições passaram a ser publicadas segunda, quarta e sexta-feira.
A iniciativa foi originada no projeto de extensão “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que promove a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas de cidades de origem, muitas no interior do estado.