Bombeiros e Samu participam de simulação no campus Saúde


13 de setembro de 2017


Realizar ações de educação em saúde para a comunidade interna e externa do Campus Saúde da UFMG, com foco na prevenção de agravos em trânsito e promover o atendimento pré-hospitalar a vítima com trauma, por meio de prática simulada realizada em parceria com o Samu BH e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Estes são os objetivos da I Simulação Realística do Campus Saúde UFMG: Educação, Gestão e Ação, atividade da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, às 12h, no Campus Saúde da UFMG.

O tema da SNT deste ano, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, traz como mensagem principal a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro.

O evento, além de despertar a atenção dos usuários do campus e comunidade externa da UFMG para a importância de uma melhor consciência no trânsito, busca simular um cenário bem próximo da realidade, tendo a atuação de profissionais dos serviços que integram a Rede de Atenção as Urgências. “Os alunos e demais participantes terão possibilidade de desenvolver uma visão crítica sobre a realidade e enriquecimento mútuo articulando saberes teóricos e práticos, educação, prevenção e promoção no âmbito da saúde”, disse a professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde, Karla Rona da Silva, coordenadora da ação de extensão.

Após a simulação, serão realizadas atividades voltadas para educação e prevenção de agravos em trânsito, distribuição de materiais educativos que enfocam a importância e valorização de cada indivíduo para um trânsito mais seguro e estande da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede MG) e Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) com a presença de instrutores, capacitando e conscientizando leigos sobre a realização correta da massagem cardíaca imediata diante de uma situação de parada cardiorrespiratória.

Mais informações: 3409 9883 ou pelo e-mail comunicacao@enf.ufmg.br

Redação: com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG e Cedecom/UFMG