Brasil inicia campanha de vacinação contra a dengue
Teve início em fevereiro de 2026 a vacinação com a Butantan-DV, vacina nacional contra a dengue. É a primeira vacina em dose única no mundo.
19 de fevereiro de 2026 - Dengue, saúde com ciência, SUS, Vacinação

* Alexandre Temponi
A dengue é uma arbovirose ─ doença viral transmitida por um inseto ─ transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a residente do serviço de infectologia pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Marina Schuffner, os principais sintomas são a febre alta, dores de cabeça, mialgia e dores atrás dos olhos.
Sintomas mais severos podem incluir sangramento, dores abdominais, desmaios e vômitos. Nesses casos, Marina alerta que o atendimento médico deve ser buscado com urgência. Ainda segundo ela, o diagnóstico da dengue é clínico e laboratorial.
“Os médicos avaliam os sinais e sintomas relatados pelo paciente. Mas a gente pode solicitar a realização de exames, como o teste rápido, o PCR, que são solicitados entre o primeiro e quinto dia da doença”.
Marina Schuffner
Tratamento e prevenção
O tratamento da dengue é focado no alívio do sintoma, pois não existem antivirais específicos para a doença. Na maioria dos casos, as principais ações realizadas são a hidratação intensa, o repouso e o uso de analgésicos. Porém, em casos mais graves, pode ser necessária até mesmo a internação.
Campanhas de prevenção à dengue são veiculadas anualmente. Marina Schuffner explica que evitar água parada combate o surgimento do vetor da doença. Ela adverte também que é de suma importância a vacinação com a nova vacina do Instituto Butantan tão logo ela esteja disponível em sua cidade e para sua faixa etária.
A Butantan-DV possui uma taxa de eficácia geral de 71%, e de 91% contra dengue grave. A pediatra também explica que uma vacina em dose única, como a Butantan-DV, facilita a maior cobertura vacinal possível e facilita o combate à doença.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre dengue. Vamos conversar sobre a doença, seus sintomas e diagnóstico, e principalmente sobre a nova vacina contra a doença desenvolvida pelo Instituto Butantan.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno