Busca da cura do HIV em crianças é tema de reunião científica


12 de novembro de 2018


Discutir as estratégias atuais para alcançar a cura da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em crianças é o objetivo da reunião científica “HIV/AIDS pediátrico: em busca da cura”. O evento, promovido pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, ocorre no dia 21 de novembro, a partir das 7h30, na sala 268 da Faculdade. A edição é aberta a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Foto: Reprodução | vivabem.band.uol.com.br/saude

Em crianças pequenas, a infecção pelo HIV normalmente é adquirida da mãe no momento do nascimento. A transmissão vertical durante a gravidez foi  reduzida a zero pelo grupo HIV/Aids materno infantil, coordenado pelo professor o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Jorge Andrade Pinto.

O professor irá ministrar palestra durante o encontro, na qual irá falar sobre as perspectivas de cura, as pesquisas que estão em andamento na área e os estudos do grupo de pesquisa coordenado por ele, com parcerias internacionais.

De acordo com ele,  algumas evidências científicas mostram que a ciência está cada vez mais próxima da cura para essa infecção em crianças. “Estudos ainda não mostram nenhum resultado, mas temos tidos avanços”, afirma.

A reunião

As reuniões científicas são promovidas pelo Departamento de Pediatria da Faculdade e aberta aos profissionais da área de saúde e demais interessados. Seu principal objetivo é divulgar e debater conhecimentos científicos relevantes de temas atuais relacionados à assistência integrada e de qualidade da criança e adolescente.

Mais informações: Departamento de Pediatria (pedfm@medicina.ufmg.br)