Café da manhã abre segundo dia do Congresso
04 de setembro de 2014
Os participantes do 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG deram início ao segundo dia de atividades com um café da manhã animado ao som de uma sanfona. “Esse café é um trabalho desenvolvido com o projeto Mães do Arte na Espera que funciona dentro do Ambulatório São Vicente de Paula”, afirma Tereza Porte, coordenadora do projeto.
Ela explica que o projeto propõe que enquanto as mães estiverem na sala de espera não fiquem sentadas em cadeira enfileiradas, assistindo TV. Elas fazem um círculo, com uma mesa no meio e vão bordando toalhas. Ao final de cada semestre organizam um café na porta do Hospital, e fazem a avaliação das atividades. “Todo esse trabalho tem o mérito das mães. Essas toalhas que estão na mesa do café são delas”, conta Tereza. “Inclusive, tem trabalhos aqui que foram produzidos por duas artistas gaúchas que fazem o mesmo projeto lá. E hoje nós vamos trocar as toalhas”, continuou.
Ivonete Nunes, uma das mães do projeto esteve presente. “Estou achando uma maravilha. Às vezes, as pessoas saem de casa e quando chegam aqui encontram uma maravilha dessas. É muito bom”, relatou. Rosângelis da Silva, outra mãe, completou dizendo que esses momentos são sempre animados. “Esse é o segundo que participo e estou achando ótimo. É um incentivo muito bom tanto para as mães, quanto para as crianças que participam do projeto”.
Tereza Porte também fez um convite aos participantes para conhecerem o trabalho dos adolescentes, exposto no 8º andar da Faculdade de Medicina durante todo o Congresso.
Doações
As pessoas que tiverem xícaras para doação podem entregar na portaria da Faculdade de Medicina da UFMG, que repassará o material aos coordenadores do projeto.
Programação Cultural
O Café da Manhã com as Mães e a exposição Arte na Espera, no 8º andar da Faculdade, integram a programação cultural do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Confira outras atividades.
10h: Apresentação do Coral Agbára, no Salão Nobre.
12h às 14h: Exibição de curtas da Mostra de Direitos Humanos, Múmia e projeto Arte na Espera, na sala 827.
18h:Lançamento de livros do professor Alcino Lázaro da Silva e apresentação da Flutuar Orquestra de Flautas da Unimed, no Salão Nobre.
Durante todo o Congresso: Exposição “Nas veias da memória: alguma história da medicina”, no Centro de Memória, térreo, e Exposição “Arte na Espera”, no 8º andar da Faculdade.
Acesse a programação completa.
Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.
Mais informações: 3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br