Calma frente a cirurgias pode fazer seu corpo reagir melhor
Mortes durante procedimentos cirúrgicos são mais influenciadas pela gravidade dos quadros e pelos tipos de cirurgia do que pela anestesia utilizada.
13 de abril de 2026 - anestesia, cirurgia, saúde com ciência

* Deise Amaral
Antes de um procedimento cirúrgico, certos medos são muito comuns. Não acordar mais ou sentir dores durante a cirurgia estão entre as principais preocupações dos pacientes. É o que afirma a professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Mirna Bastos. No entanto, a professora explica que o mais indicado é confiar na anestesia, já que é administrada por profissionais treinados para proteger a vida em segundos.
Antes mesmo da cirurgia, há uma etapa importante: a consulta pré-anestésica. É nesse momento que são discutidas alergias e possíveis riscos, e “isso é muito importante para o anestesista traçar a melhor estratégia para o paciente”, a professora reforça. Em cada caso clínico, é necessária uma dose específica de anestésico, planejada a partir do bloqueio ou reforço de diferentes receptores, com o uso de variados fármacos. Por isso, segundo ela, mesmo que uma pessoa tenha maior tolerância, “não existe pessoa forte, existe pouca anestesia”.
Além disso, o anestesiologista acompanha todo o processo cirúrgico até a recuperação pós-anestésica, especialmente nos casos em que é necessária anestesia geral. Nesses procedimentos, são monitorados sinais vitais como frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura e respiração. A professora acrescenta que algumas condições nos sinais vitais podem interferir na dosagem anestésica.
“Quando a pessoa está aguardando a anestesia na sala antes da cirurgia, se ela ficar muito nervosa, ansiosa ou excessivamente preocupada, as catecolaminas, a adrenalina e a noradrenalina são literalmente despejadas no sangue e o paciente apresenta hipertensão arterial, uma glicose no sangue muito alta, mesmo sem ser diabético, a gente chama de hiperglicemia de estresse, o potássio pode cair levemente no sangue, então ele já entra com várias alterações que quando exacerbadas podem prejudicá-lo”.
Professora Mirna Bastos
Dessa forma, a recomendação é controlar a ansiedade antes do procedimento cirúrgico, entendendo que esse momento de vulnerabilidade faz parte do processo de recuperação e manutenção da saúde.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre anestesia. Abordamos os medos mais comuns relacionados aos anestésicos, a tolerância aos fármacos, o papel da consulta pré-anestésica e do preparo psicológico ao passar pelos procedimentos.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Deise Amaral – estagiária do Centro de Comunicação
Edição: Alexandre Bueno