Calouros da 149ª turma de Medicina são recebidos na Faculdade
02 de março de 2015
Numa recepção descontraída, em que alguns calouros foram chamados ao palco para se apresentar, a UFMG recebeu seus novos alunos do curso de Medicina nesta segunda-feira, 2 de março.
“Vocês merecem os parabéns, e todos os momentos de estudos para chegar até aqui vão valer a pena”, garantiu Fernanda Padilha, membro do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e coordenadora da recepção de calouros.
Guilherme Oliveira, também membro do DAAB, convidou os estudantes a participarem do Diretório, ressaltando que a entidade é uma grande ferramenta de transformação do curso e da vida pessoal. Para ele, se algo está ruim em uma disciplina, por exemplo, os estudantes podem buscar mudar, junto aos professores. “Não podemos ver a faculdade passar, e sim fazer a nossa faculdade. Vocês então passarão a ser atores do seu próprio ensino”, enfatizou.
Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes, a instituição tem um nome respeitado por buscar um bom ensino, mas, além disso, por ter bons egressos. “Somos a maior escola médica do Brasil. Só pra se ter uma ideia, recebemos 320 alunos ao ano, enquanto as cinco escolas médicas do Distrito Federal têm, juntas, 370 vagas ao ano”, conta.
E foi pela confiança no ensino da instituição que Julia Duarte, de 18 anos, optou pela UFMG. “Quero sentir que estou fazendo o melhor e que vou fazer diferença na vida das pessoas a minha volta. Mas não basta querer, é preciso uma base, e a UFMG vai me dar essa base tão importante”, diz.
Colegiado, Cegrad e Novo Currículo
O diretor parabenizou a organização da recepção de calouros, realizada pelo DAAB, e aconselhou os estudantes. “Quando as pessoas voltam à Faculdade, no Jubileu de Prata ou Ouro, por exemplo, elas se sentem bem, eufóricas. Viver nessa escola é muito bom: aproveitem-na”.
A recepção ainda apresentou aos alunos entidades que farão parte de sua vida acadêmica, como o Colegiado do curso e o Centro de Graduação (Cegrad). A professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e coordenadora do colegiado, Alamanda Kfoury, ressaltou os avanços do Novo Currículo, que aumentou a carga horária do treinamento em serviço e dedica maior atenção aos centros de prática da Atenção Primária e ao ensino de urgência e emergência.
Recepção de Calouros
A programação da recepção de calouros da 149ª turma da Faculdade de Medicina da UFMG continua ao longo da semana, e inclui, entre outras atividades, uma visita ao Inhotim e a apresentação dos projetos de extensão e das diversas entidades do curso. Confira a programação completa.