Calouros da Radiologia compartilham sonhos e expectativas

06 de agosto de 2019 - , , ,

Foto: Carol Morena.

“O único sonho que não pode ser realizado é aquele que não é sonhado”, ressaltou o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves, durante a recepção de calouros do curso de graduação em Tecnologia em Radiologia. O evento de boas-vindas foi realizado na noite dessa terça-feira, 5 de agosto, com a participação de representantes da coordenação do curso e de outros setores da Faculdade.

Durante a recepção, o diretor da Instituição reforçou a importância de dar continuidade ao esforço realizado para entrar no curso. “Vocês fizeram um esforço muito grande para entrar aqui e não poderão relaxar complemente, porque esse esforço tem que continuar. É um esforço para entrar, outro para sair, outro para conseguir emprego…e de esforço em esforço a gente vai vivendo e mirando os sonhos que a gente tem, sempre com o apoio dos amigos, familiares e de toda a Unidade”, destacou.

Para saber quais são os sonhos e expectativas dos novos alunos de Tecnologia em Radiologia, batemos um papo com alguns deles, que também contaram o que motivou a escolha pelo curso.

Confira a seguir:

Caio de Carvalho Guimarães. Foto: Carol Morena

Nome: Caio de Carvalho Guimarães
Idade:  21 anos
Naturalidade: Belo Horizonte
Porque escolheu o curso: desde que eu estudava no ensino fundamental e no ensino médio, gostava muito do curso de biologia e me via trabalhando nessa área da saúde. Então escolhi com base no que eu gostava e no que eu pensava a longo prazo sobre o que eu queria ser.
Qual o seu maior sonho: Meu maior sonho é ser bem-sucedido profissionalmente, fazendo algo que gosto.
Como se vê daqui a 6 anos: Me vejo trabalhando na área que gosto, ganhando bem, porque isso é importante, e trabalhando em um ambiente legal, onde se tem empatia e bons resultados.

Milena Oliveira Amaral. Foto: Carol Morena

Nome: Milena Oliveira Amaral
Idade: 20 anos
Naturalidade: Belo Horizonte
Porque escolheu o curso: Eu fiz curso técnico de saúde bocal e lá a gente tinha uma matéria de Radiologia e eu me interessei muito por ela.
Qual o seu maior sonho: Me formar e ter uma vida estabilizada.
Como se vê daqui a 6 anos: Pretendo entrar no mercado de trabalho, ter uma vida estabilizada, uma casa e conseguir engrenar na carreira.

Lívia Machado. Foto: Carol Morena

Nome: Lívia Machado
Idade: 21 anos
Naturalidade: Belo Horizonte
Porque escolheu o curso: Estava na dúvida na área de saúde e pensei bem, pensei no futuro e decidi fazer Radiologia. Eu acho que é um curso que gera emprego e tomara que eu consiga.
Qual seu maior sonho: Conseguir uma colocação profissional.
 Como se vê daqui a 6 anos: Formada e consciente de que fiz certo, que fiz a escolha de um curso bom e que me fez crescer.

Abner Kayali. Foto: Carol Morena

Nome: Abner Kayali
Idade: 25 anos
Naturalidade: João Monlevade – Minas Gerais
Porque escolheu o curso: Gostaria de ter entrado no curso de Medicina, mas a minha nota não foi suficiente para concorrer com outros alunos. Então, optei por Radiologia porque tem a ver com a área da Medicina e poderei continuar tentando.
Qual seu maior sonho: Ser um músico famoso. Eu toco todos os instrumentos, sou muito autodidata. Também ando de BMX e gostaria de ir para os Estado Unidos praticar esse esporte.
Como se vê daqui a 6 anos: Já dentro da Medicina, é a minha expectativa. O plano B é formar em Radiologia e estar trabalhando na área.

Rubens da Silva. Fotos: Carol Morena.

Nome: Rubens da Silva
Idade: 33 anos
Naturalidade: Betim, região metropolitana de Belo Horizonte
Porque escolheu o curso: Minha esposa trabalha num hospital da oncologia e sempre gostei muito da área. Sou professor de física e acho que vai agregar na minha profissão. Quero conhecer o curso e ver o que tem para frente, o que o curso vai proporcionar para, quem sabe, até pensar em atuar integralmente nessa área.
Qual seu maior sonho: Meu maior sonho é ser reconhecido pelo meu trabalho.
Como se vê daqui a 6 anos: Me vejo com sucesso.

Bárbara Gonçalves. Foto: Carol Morena.

Nome: Bárbara Gonçalves
Idade: 30 anos
Naturalidade: Belo Horizonte
Porque escolheu o curso: Já tem muitos anos que estou tentando uma vaga no ensino superior e gosto muito da Radiologia. Já fiz curso técnico em Radiologia, Biotecnologia e de Administração. Acredito que o curso superior vai elevar o nível para eu conseguir outro emprego. Eu iniciei a graduação em Biomedicina, mas interrompi, pois não tinha condições de continuar pagando.
Qual seu maior sonho: Meu maior sonho é conseguir me estabilizar para ajudar minha família. Tenho dois filhos, um de 8 anos e outro de 1 ano e meio. Meu marido não tem interesse em estudar. Ele gosta muito de trabalhar por conta dele. Mas eu acho que fica mais fácil de se estabilizar com um curso superior.
Como se vê daqui a 6 anos: Espero que toda de branquinho, porque que amo usar branco. E pretendo continuar estudando para me especializar cada vez mais, que gosto muito de estudar.

Veja a galeria de imagens:

(Fotos – Carol Morena)