Calouros de 2020/2 são recebidos remotamente

Recepção do curso de Medicina já está acontecendo. Radiologia e Fonoaudiologia recebem os ingressantes dia 1º de dezembro.

25 de novembro de 2020 - , , , , , ,

Pela primeira vez, a recepção de calouros da Faculdade de Medicina da UFMG está acontecendo totalmente online. Os ingressantes do segundo semestre de 2020 participam de atividades de apresentação à Instituição, instâncias acadêmicas e espaços para graduandos por meio de videoconferências.

A recepção do Curso Superior em Tecnologia em Radiologia será via plataforma Google Meet, dia 1º de dezembro, à partir das 19h: bit.ly/recepcaoradiologia. Participarão a Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG, o Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) e setores administrativos da Faculdade, além de agremiações discentes, FUMP e Biblioteca do Campus Saúde.

Confira a programação:

Já a recepção de calouros do curso de Fonoaudiologia, que também será dia 1º, acontecerá entre 9h e 11h, pela plataforma Microsoft Teams: https://bit.ly/recepcaofonoaudiologia . O Colegiado do Curso de Fonoaudiologia confirma presenças pelo e-mail colfono@medicina.ufmg.br. Participarão a Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG, o Colegiado e setores administrativos da Faculdade, além do Centro Acadêmico de Fonoaudiologia e Biblioteca do Campus Saúde.

Confira a programação:

A programação da recepção dos alunos do curso de Medicina teve início no dia 24, confira em https://bit.ly/recepcaomedicina. De acordo com o Diretório Acadêmico Alfredo Balena em suas redes sociais, foi feito a busca ativa dos novos alunos e necessário adaptar o formato para que não deixassem de ter o acolhimento “essencial para suprir as demandas e auxiliar todos os estudantes nesse processo”, ainda mais “neste ano atípico em todos os sentidos, com novos formatos de aula, de avaliação e de relacionamentos”.

Confira a programação:

A coordenadora do Colegiado de Medicina da UFMG, Taciana de Figueiredo Soares, também dá boas-vindas aos novos alunos:

Prezados estudantes calouros do curso de Medicina da UFMG,
Sejam muito benvindos! Estamos muito felizes em recebê-los na nossa Escola!
Esperamos encontrá-los bem!
Vocês agora começam um caminho, de pelo menos 6 anos, de muito aprendizado, muitas experiências, e para que tudo corra bem, encaminhamos alguns informes importantes. Leiam com atenção!
Estamos num momento especial por conta da pandemia da covid-19, e por isso, as aulas do 1º período do curso serão ofertadas no formato virtual, no que chamamos de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para que você possa acessar essas, e outras estratégias fundamentais à sua formação, será preciso criar um endereço eletrônico institucional que permitirá seu acesso à plataforma virtual das aulas. Esse processo de criação do e-mail estará disponível para você a partir do dia 30/11/2020, com a liberação da Carta de Nips para criação do cadastro no portal minhaUFMG, e criação de endereço @ufmg.br . De posse desse endereço (ele será disponibilizado automaticamente na plataforma Teams), seu professor será capaz de cadastrar seu nome no grupo da disciplina onde está matriculado.
Os planos de ensino das disciplinas serão depositados no Moodle pelos coordenadores das disciplinas, na primeira semana. Neles você encontrará todo o planejamento das atividades para 2020/2. Se necessário, entre em contato com o departamento.
Já está disponível a página com orientações dos principais recursos: www.ufmg.br/dti/blog/calouros-grad-20202 e também há informações disponíveis no portal Integração Docente: www.ufmg.br/integracaodocente/estudantes
Os calouros podem consultar, ainda, outras informações no seguinte endereço: ufmg.br/viverufmg, e ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/minhaufmg-novo-usuario. Além disso, no portal de login do minhaUFMG está disponível um link com outras orientações.
Desejamos um excelente começo de semestre a todos!
À disposição!

Profa. Taciana de Figueiredo Soares/Coordenadora do Colegiado de Medicina da UFMG

As ações estão em conformidade com as medidas de distanciamento social ocasionadas pela pandemia de covid-19 e no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Confira notícias sobre o ERE.

Como parte da programação do início de semestre, os novos alunos e os veteranos, inclusive os residentes, também estão convidados a participar da Aula Inaugural do Campus Saúde e Risoleta Neves sobre “Covid-19: análise do momento atual e medidas de enfrentamento”. Confira mais informações clicando aqui.