Calouros recebem boas-vindas com palavras de acolhimento e diversidade

Evento unificou programação da recepção administrativa para os três cursos de Graduação.

22 de março de 2023 - , ,

Aula sobre saúde digital marcou início do semestre. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

Acolhimento e diversidade foram parte do vocabulário da recepção de calouros do 1º semestre de 2023. A programação deste ano unificou as ações com os três cursos da unidade. A iniciativa apresenta a estrutura, explica o funcionamento dos setores e insere os novos alunos no ambiente acadêmico.

A diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury, celebrou que a UFMG tem se tornado cada vez mais diversa. “Hoje podemos ver uma turma diversa. É a busca da equidade que nos coloca no lugar que atualmente ocupamos. Não podemos esquecer que, em vários rankings, somos apontadas como a melhor federal do país. Isso se deve a nossa formação técnico-científica e a nossa diversidade”, disse.

Ela também destinou palavras para as novas relações que se iniciam. “Vocês estão começando uma jornada incrível. Buscamos um ambiente acolhedor, de escuta e que prima pelo respeito. Espero que vocês também possam promover esse contexto em suas relações”, aconselhou.

A vice-diretora da Faculdade, professora Cristina Alvim, também ressaltou a formação ética e humanística, destacando o papel da solidariedade. “Devemos pautar nossa perspectiva com espírito de solidariedade. Haverão desafios, mas podemos vivê-los em um lugar solidário”, enfatizou.

Dando a largada no primeiro semestre letivo de 2023, os alunos assistiram a aula “Como a tecnologia digital vem transformando as práticas do cuidado”, ministrada pela Diretora de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro de Inovação e Inteligência Artificial para a Saúde da UFMG (CIIA-Saúde) e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Zilma Reis.

Na aula, ela lembrou que o SUS, em alguma medida, já utiliza de bases de dados, prontuário eletrônico, aplicativos e inteligência artificial. “A tecnologia é um meio, não um fim. Ser profissional de saúde é cuidar das pessoas, com ou sem tecnologia digital. Hoje, estamos imersos na tecnologia e ela faz parte do cuidado”, disse.

Outro ponto abordado na aula foi a qualidade e disponibilidade das tecnologias. “Elas não são para elitizar, mas para democratizar a saúde”, concluiu a professora Zilma.

Por fim, o evento levou representantes de setores como Superintendência Administrativa, Escuta Acadêmica, Colegiados de Graduação e Biblioteca do Campus para apresentar o funcionamento e serviços da Faculdade.

Confira alguns relatos de calouros do 1º semestre de 2023:

Isis Campolina (Medicina) – Estou bem animada. Tudo é muito grande aqui. Os professores são muito renomados. Os veteranos nos acolheram muito bem.

Anna Tereza (Medicina) – Muito empolgada. Para mim foram dois anos de construção de expectativas. Estou feliz de ver isso se materializando.

Geraldo Paiva (Fonoaudiologia) – Muito feliz de estar entre os melhores. É um sonho realizado entrar na UFMG.

Cecília Pires (Fonoaudiologia) – Estamos entre os melhores do país. Estou com muita expectativa. É um sonho para todo mundo.

Nicolle Marques (Tecnologia em Radiologia) – É um mundo novo, com várias oportunidades. Estou muito feliz e animada.

Emelly Pinheiro (Tecnologia em Radiologia) – Sempre sonhei em trabalhar na área da saúde. Essa é a realização de um sonho para mim e para minha família.