Campanha da Faculdade de Medicina alerta para cuidados com a saúde auditiva

28 de fevereiro de 2019

Dia Mundial da Audição é comemorado em 3 de março.

Já parou para pensar que talvez você cuide menos da sua audição do que de outras partes do corpo? Pensando justamente na prevenção da perda auditiva, a Faculdade de Medicina da UFMG realizará ações nos campi Saúde e Pampulha da Universidade para conscientizar sobre o assunto e divulgar o aplicativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que facilita a identificação e intervenção de problemas auditivos.

As ações ocorrerão durante a terceira semana de março, uma semana após o Carnaval. Além de divulgarem o app, os alunos do Grupo de Reabilitação Auditiva e Orientações (GRAO), projeto de extensão da Faculdade de Medicina, irão conversar com a comunidade sobre o tema.

Segundo a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Luciana Macedo, os estudantes percorrerão espaços como a Praça de Serviços, restaurante universitário, biblioteca e diversas unidades do campi Saúde e Pampulha da UFMG. “Você está ouvindo bem? Você percebe dificuldades de audição? Eles vão auxiliar sobre o que fazer quando tem alguma dificuldade assim”, conta a professora Luciana Macedo, que coordena o GRAO.

Cartazes que fazem comparação visual com a dificuldade de ouvir e entender em ambientes barulhentos também serão afixados nesses espaços. “A peças vão cumprir o papel de chamar a atenção de quem não é muito eletrônico”, brinca a professora. Ela explica que, em ambiente barulhentos, é natural se sentir mais cansado. “E o cartaz retrata essas dificuldades, por meio de um fundo que dificulta enxergar a mensagem principal”, comenta.

Cheque sua Audição

O aplicativo Cheque sua Audição (hearWHO) faz parte da campanha Teste sua Audição, da OMS. O app é disponibilizado, gratuitamente, nas lojas de aplicativos de smartphones. Para a professora Luciana Macedo, a ferramenta é importante para sensibilizar para o lema da campanha deste ano: “ouvir bem para comunicar bem”. “Se você vai mal no teste de audição, ele te aconselha a procurar uma avaliação profissional. Toda pessoa que tem uma queixa para ouvir, tem que procurar um otorrino ou um fonoaudiólogo”, alerta.

A professora explica ainda que o app funciona emitindo uma sequência de números falados, acompanhada de um ruído de fundo. “Esse ruído vai sendo variado, em relação à intensidade da fala, para a pessoa tentar identificar. Então ele faz uma média para ver o quanto você conseguiu identificar corretamente”, detalha Luciana.

De acordo com ela, as pessoas adultas estão ficando com perda de audição cada vez mais cedo, devido a fatores como ruído urbano e uso inadequado de fones e da amplificação de músicas. Segundo a OMS, 40% das pessoas de 12 a 35 anos nos países de média e baixa renda estão suscetíveis a níveis prejudiciais de ruído em bares, boates e competições esportivas.

Por isso, a professora alerta: “teste sua audição e cuide dela, porque a perda de audição, depois de instalada, não tem volta. O diagnóstico precoce de problemas auditivos pode ajudar a barrar a progressão da perda da capacidade de ouvir. Então a gente tem que prevenir mesmo”.