Campanha do Dia Mundial de Segurança do Paciente destaca importância do papel exercido pelo paciente, familiares e cuidadores
21 de setembro de 2023 - HC
O mês de setembro é marcado por diversas cores alusivas a questões de saúde, entre elas, a cor laranja, voltada para a conscientização da segurança do paciente, tendo o dia 17 celebrado como o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que anualmente busca fortalecer o cuidado a esse público, reduzindo os riscos à saúde por meio de estratégias e ações. A programação da Ebserh será lançada no dia 22, em evento nacional.
Reconhecendo o importante papel dos pacientes, familiares e cuidadores para o fortalecimento da segurança no cuidado, o tema escolhido para este ano foi “Engajar pacientes para a segurança do paciente”, e conta com o slogan “Vamos dar voz aos pacientes!” O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais ( HC-UFMG) vinculado à Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apoia esta campanha e elaborou uma programação alusiva ao tema que envolve a iluminação do prédio principal na cor laranja; uma exposição educativa sobre o tema no hall principal; aplicação de um jogo interativo para os profissionais; ação educativa a beira-leito com os pacientes sobre a sua participação no processo do cuidado seguro, com entrega do manual do paciente e realização de orientações; ação surpresa dentro do complexo hospitalar com o Big fone da segurança.
As metas Internacionais para Segurança do Paciente, de acordo com o Ministério da Saúde são: identificar corretamente o paciente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de lesões por pressão e quedas.
Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o HC-UFMG/EBSERH realiza um trabalho contínuo em prol da qualidade assistencial e fortalecimento da a cultura de segurança do paciente, assim como os demais hospitais da rede. A chefe da Unidade de Segurança do Paciente (USEP) do HC-UFMG, Carolina Cunha, destaca que todos os profissionais de saúde devem reconhecer a importância da segurança do paciente nas instituições de saúde. Envolver pacientes e familiares nos cuidados em saúde permite que as barreiras de segurança e os processos de qualidade sejam mais efetivos, evitando assim danos desnecessários. Nesse sentido, foi elaborada uma programação relativa à Campanha Mundial de Segurança do Paciente.
Com a campanha, a OMS visa mobilizar este ano diversos segmentos da sociedade: pacientes, famílias, prestadores de cuidados, profissionais de saúde, líderes de saúde, formuladores de políticas, organizações de pacientes e sociedade civil. A meta é aumentar a consciencialização em escala global sobre a necessidade de participação ativa dos pacientes, das suas famílias e dos prestadores de cuidados em todos os ambientes e em todos os níveis de cuidados de saúde.
Evento Nacional
A coordenadora de Gestão da Clínica da Ebserh, Viviane Reis Couto, acredita que “ninguém é mais interessado na segurança do paciente do que os próprios pacientes”. Por essa razão, justifica, é de extrema importância engajar e envolver os usuários do SUS, seus familiares e cuidadores nos processos de segurança do paciente para que se sintam parte importante desse cuidado. Ela pontua que, “além disso, é preciso envolver as equipes multidisciplinares para garantir que os pacientes entendam e participem da proposta de tratamento por meio de uma escuta qualificada dos profissionais, fazendo com que os usuários se envolvam ativamente no seu próprio cuidado, tornando a sua assistência mais segura”.
Em alusão a data, a Rede Ebserh realizará um evento, no dia 22 de setembro, que ocorrerá de forma híbrida, sendo presencialmente no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), com transmissão para todos os outros hospitais que compõem a Rede. O evento contará com a participação do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, demais autoridades e usuários, ressaltando a importância da temática abordada pela OMS.
Programação
O HC-UFMG/EBSERH realiza, de 28 a 29 de setembro, uma programação voltada para pacientes e profissionais com o objetivo de conscientizar o papel de cada um no processo do cuidado seguro. Confira, abaixo a programação completa:
28/09 a 29/09
– Painel educativo sobre a temática
– Iluminação do prédio principal
– Ação surpresa com o Big fone da Segurança
29/09
– Jogo interativo intitulado como “A voz dos pacientes”, onde profissionais serão convidados a vincular os elogios recebidos através da Ouvidoria com os 08 princípios do cuidado centrado no paciente.
– Ação educativa a beira-leito com os pacientes sobre a sua participação no processo do cuidado seguro- “Vamos ouvir os pacientes?”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG/EBSERH faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Unidade de Comunicação Regional do HC UFMG