Campus Saúde implanta estacionamento para bicicletas

18 de setembro de 2015 -

Já são 25 vagas cobertas, previsão é chegar a 55 ao final das obras

Desde o final do mês de julho, funcionários, professores e alunos do campus Saúde da UFMG contam com uma novidade. O campus passou a disponibilizar 25 vagas em paraciclos – suportes físicos para estacionamento de bicicletas na posição vertical. Eles estão localizados próximos à livraria e editora Coopmed, abaixo da rotatória que fica em frente à Faculdade de Medicina da UFMG e, também na Escola de Enfermagem.

Foto: Caroline Morena Ciclistas contam com 17 vagas cobertas nos paraciclos da Faculdade de Medicina

Foto: Caroline Morena
Ciclistas contam com 17 vagas cobertas nos paraciclos da Faculdade de Medicina

A iniciativa, que tem previsão de ampliação, tem como objetivo responder à demanda dos ciclistas usuários do campus, adequando o uso do espaço às novas diretrizes de licenciamento das unidades acadêmicas da Prefeitura Municipal. Quando as obras forem concluídas, os paraciclos oferecerão um total de 55 vagas, sendo 25 cobertas, já entregues, e 30 descobertas. A disponibilização de áreas específicas para estacionamento de bicicletas é uma demanda antiga dos alunos, que precisavam recorrer à improvisação em locais inadequados.

O vice-diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves, comenta que a disponibilização dos espaços representa um avanço para o campus: ”É um passo importante, em um momento em que novas alternativas para o transporte são debatidas. Medidas como esta contribuem para que pessoas que escolheram um transporte alternativo possam utilizá-lo com conforto e segurança. Esperamos que mais estudantes e funcionários, que eram receosos de virem ao campus de bicicleta, passem a fazê-lo”.

A funcionária do Setor de Engenharia e Arquitetura da Faculdade, Eneida Ricardo, reforça que os novos espaços garantirão mais segurança e conforto aos ciclistas: “As bicicletas ficavam estacionadas na rotatória perto da entrada da Medicina, onde a visibilidade da equipe de segurança era prejudicada. Vamos posicionar os paraciclos em lugares estratégicos, próximos às guaritas de segurança e em locais que facilitem o deslocamento dos usuários”, comenta.

Para os seguranças que passam o dia no local, o número de bicicletas tem crescido. Ainda assim, nem todos os ciclistas utilizam o espaço. Samuel Campos, que trabalha no Hospital das Clínicas, ainda utiliza as grades da rotatória para guardar a bicicleta. “O paraciclo está aqui ao lado, mas não tinha visto. Acho uma melhoria importante, dá mais segurança porque a bicicleta fica menos exposta. O campus é muito movimentado e, às vezes, me sinto inseguro deixando a bicicleta aqui”, comenta. Ele considera o uso de bicicletas como meio de transporte, um hábito saudável. “Tenho uma rotina muito corrida e uso esses momentos de deslocamento para fazer aeróbica”.

(Matéria publicada no Saúde Informa, 47, edição de setembro de 2015)