Acesso interno

Capacitação online para mesas de negociação do SUS abre inscrições

Atividade promovida pelo Nest leva capacitação para atuação em mesas de negociação permanentes.


04 de junho de 2020 - , , ,


Estão abertas as inscrições para o curso online “Promoção da saúde dos trabalhadores do SUS: a implantação da política nacional”. O conteúdo é voltado para profissionais do SUS atuantes nas Mesas de Negociação em Minas Gerais, sindicatos de trabalhadores e gestores no setor da saúde. As inscrições vão até o dia 14 de setembro* e são feitas pelo site do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (Nest) da Faculdade de Medicina da UFMG, que promove a capacitação.

Nos quatro módulos realizados de forma on-line e autoinstrucional, os cursistas vão conhecer desde conceitos sobre o trabalho e a saúde dos trabalhadores, as reformas sanitárias, até as situações mais comuns de adoecimento no setor. O objetivo é habilitar o participante a agir nas instâncias de negociação para implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, regulado pelo Protocolo n.8 da Mesa Nacional Negociação Permanente do SUS. 

As Mesas de Negociação do SUS são fóruns paritários e permanentes de negociação, que reúnem gestores públicos, prestadores de serviços privados da saúde e entidades sindicais nacionais representativas dos trabalhadores da saúde. Elas tem como objetivo contribuir para o efetivo funcionamento do SUS, instituir processos negociais para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no sistema, entre outros.

Mesmo com reuniões presenciais suspensas, as mesas têm papel importante no combate à pandemia de covid-19.  Gestores e trabalhadores têm mantido o diálogo, tendo como pauta principal as garantias das condições de trabalho dos profissionais da saúde. “São muitos os problemas enfrentados, porém há serviços ofertados para o atendimento ao trabalhador da saúde do grupo de risco e atendimento especializado para os trabalhadores com sintomas”, explica a servidora efetiva da Secretaria Municipal de Betim e membro da Mesa Municipal de Negociação do SUS Betim, Elizabete Silva.

Ela ressalta que essa parceria com a Faculdade de Medicina já é estabelecida há anos – desde 2012, com uma parceria entre a Faculdade e Ministério da Saúde no curso “Gestão das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde”, coordenado pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), Ada Ávila. 

Inscrições pelo link

Promovido pelo MPS, por meio do Nest e do Centro de Informática em Saúde (CINS) da Faculdade de Medicina da UFMG, a capacitação tem participação do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade e conta com parcerias da Mesa Estadual e das Mesas dos municípios de Betim, Vespasiano, Contagem, Ibirité, Belo Horizonte Ribeirão das Neves, e da Mesa Setorial da FHEMIG, além do Sindicato dos Servidores Municipais de Saúde de Belo Horizonte (Sindibel) e do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas Gerais (Sindsaúde).

Curso online – Promoção da saúde dos trabalhadores do SUS: a implantação da política nacional
Inscrições: 5 de junho a 14 de setembro pelo link
Taxa: R$20,00
Realização: 25 de junho a 14 de setembro


*Atualizado em 17 de junho.