Curso de Fonoaudiologia da UFMG
O projeto de criação do curso de Fonoaudiologia foi decorrente de uma proposta sugerida pelo Ex-reitor Professor Tomás Aroldo da Mota Santos em 1995, o qual solicitou ao Professor Edson José Correa, então Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, que levantasse a possibilidade de criação do curso de graduação em Fonoaudiologia.
O Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu em 1995 a solicitação de detectar as possibilidades de criação desse curso, uma vez que a Fonoaudiologia estava diretamente relacionada à Otorrinolaringologia.
A análise do curso de Fonoaudiologia ficou a cargo do Professor Celso Gonçalves Becker, então subchefe do departamento e otorrinolaringologista.
Para desenvolver a grade curricular do curso, foram tomados como base os cursos de Fono já existentes na época, as grades curriculares e as ementas dos cursos de graduação da UFMG, em especial os da área de saúde. Daí realizou-se uma adequação e foram agregadas disciplinas já existentes nas várias unidades envolvidas.