ESCUTA ACADÊMICA

Breve Histórico

A Assessoria de Escuta Acadêmica (AEA) do Centro de Graduação da Faculdade de Medicina (Cegrad) iniciou suas atividades em julho/2006, com a proposta de fazer acolhimento, orientação e sugerir encaminhamentos sobre questões que ultrapassem os trâmites exclusivamente administrativos e que revelem condições subjetivas, dificuldades pessoais e de sofrimento psíquico, É um serviço que atende aos estudantes dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia, Medicina e Superior de Tecnologia em Radiologia, mantendo constante diálogo com os Colegiados de curso, a Diretoria da Faculdade de Medicina e com outros órgãos da UFMG. Está regulamentado pela Resolução 03, de 24 de junho de 2015, da Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Os acolhimentos são realizados a partir de demanda espontânea ou por meio da busca ativa, quando há indicações de professores, outros estudantes, familiares, Cegrad, Colegiados e outros órgãos da UFMG. O serviço realiza busca ativa também em situações acadêmicas que indiquem necessidade de diálogo, em demandas de orientação a respeito de trancamentos de semestre e outras. 

O contato conosco pode ser de forma presencial, na sala 059 na Faculdade de Medicina, por telefone ou por e-mail, em grupo ou individual, de acordo com a demanda.

As demandas mais comuns são:

A abordagem é sempre feita no intuito do cuidado e acolhida da pessoa, em um espaço disponibilizado para o diálogo. Muitas vezes se tratam de situações acadêmicas consideradas excepcionalidades, que necessitam de intervenções e autorizações dos Colegiados de curso e de professores, aos quais a AEA pode fornecer subsídios. A Escuta Acadêmica não possui poder de decisão.

Página Inicial da Escuta Acadêmica

Voltar