Sobre o Curso de Medicina da UFMG

A PROFISSÃO MÉDICA

Nas últimas décadas a prática médica tem mudado, gradativamente, de uma modalidade autônoma e liberal para uma prática institucionalmente mediada, seja através do Sistema único de Saúde, seja através das medicinas de Grupo, Cooperativas e outras modalidades de organização da medicina privada.

A atividade profissional é regulamentada pela Lei Federal nº 3268, de 30/09/57 que autoriza o bacharel em medicina exercer a profissão em atividades de assistência pública ou privada, laboratórios de análises clínicas ou outros métodos diagnósticos, em instituições de ensino ou de pesquisas científicas.

O CURSO DE MEDICINA DA UFMG

A Medicina tem como objetivo a assistência à saúde do ser humano, na sua integridade biológica e psicosocial.

A Faculdade de Medicina da UFMG coloca como objetivo do Curso Médico desenvolver no aluno as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso Médico.

O aluno deve adquirir ao longo do Curso, conhecimentos fundamentais nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Sua formação deve contemplar o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos. Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social. Finalmente, deseja-se formar um profissional crítico, com raciocínio científico e com autonomia na atualização e busca do conhecimento.

No momento, o Curso de Medicina passa por mudanças curriculares que têm por objetivo realizar a integração entre as disciplinas do Ciclo Básico e deste com o Ciclo Profissional, inserir o aluno nos cenários de prática profissional já nos primeiros anos do Curso, aumentar a integração do ensino com a rede municipal e estadual de saúde, diversificar os cenários de prática dos alunos, reestruturar o ensino de semiologia e melhorar o aprendizado das urgências/ emergências e nos internatos.

O Curso de Medicina da UFMG, já se caracteriza pela inserção dos alunos na comunidade, tanto em Belo Horizonte, nos Centros de Saúde, Hospitais e Serviços de Urgência/Emergência, quanto em cidades do interior do Estado, no internato em Saúde Coletiva. Prevê-se, com a mudança curricular, expansão dos cenários de prática dos alunos com uma inserção mais orgânica, incluindo internato ambulatorial no Programa de Saúde da Família e inserção na assistência de urgência/emergência pré-hospitalar.

Além disso, encontram-se em estudo para implantação, alterações pedagógicas que visam tornar o aprendizado mais eficiente e o aluno mais autônomo e crítico na sua formação. O método de avaliação discente encontra-se, também, em processo de mudança, com a implantação da avaliação formativa e somativa, de habilidades e atitudes, além da avaliação cognitiva.

O Curso oferece no momento, disciplinas optativas, dentro de uma gama variada de especialidades médicas, que possibilita ao aluno um primeiro contato com especialidades com o objetivo de facilitar o diálogo e referencia/contrareferencia para o cuidado secundário e terciário e a escolha de especialização após o Curso para aqueles que optarem por isto.

O nosso aluno tem opções de participação em projetos de Iniciação Científica, de Iniciação à Docência (Monitorias) e em vários Projetos de Extensão.

A Faculdade oferece ainda, a possibilidade de participação dos alunos em programas de intercâmbios com instituições de ensino superior do País e do Exterior.

INTEGRALIZAÇÃO

O Curso funciona em horário integral, com duração de 12 semestres, podendo o currículo padrão ser integralizado no tempo mínimo de 12 semestres e máximo de 20 semestres. No momento estuda-se, dentro do Projeto de Flexibilização Curricular da UFMG, o funcionamento do curso em horários mais flexíveis com o objetivo de permitir maior tempo livre ao aluno para estudo e outras atividades na Universidade.

Página Inicial do Curso