Cememor lança livro sobre memórias da Medicina
Obra aborda história da Medicina em Belo Horizonte a partir da inserção da UFMG.
16 de agosto de 2022 - Cememor, Coopmed, Institucional, memória

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) acaba de lançar o livro “Memórias da Medicina – contadas pela centenária Faculdade de Medicina da UFMG”, pela editora Coopmed.
A obra está disponível a partir desta terça-feira, 16 de agosto, na unidade da Coopmed no Campus Saúde da UFMG (Avenida Alfredo Balena 190) e no site da editora.
Segundo o autor do livro e coordenador do Cememor, professor Luciano Amédée Péret Filho, o objetivo da publicação é divulgar a memória da Medicina em Belo Horizonte e a história da Faculdade de Medicina da UFMG. “Nossa ideia é que seja um material de divulgação com fácil compreensão para alunos, professores e demais interessados”, conta.
Além disso, a obra visa divulgar o acervo material e fotográfico do Centro, que é aberto para visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Entre os 33 capítulos, os leitores vão encontrar temas como a chegada dos primeiros médicos da nova capital mineira; a fundação da Faculdade e sua participação na 1ª Guerra Mundial e no enfrentamento da Gripe Espanhola; a criação do Instituto de Radium; a participação das mulheres na Faculdade; a atuação dos alunos na política e no Show Medicina; biografias de professores; curiosidades da área; e informações sobre personalidades médicas do estado.
A capa do livro conta com arte de painel de Jarbas Juarez Antunes, nomeado “Uma síntese da História da Medicina”, que está exposto no Cememor. O prefácio da obra é assinado pelo professor do Departamento de Clínica Médica, Manoel Otávio da Costa Rocha. O financiamento foi feito pelo Sicoob Credicom.
Memórias da Medicina – contadas pela centenária Faculdade de Medicina da UFMG
Autor: Luciano Amédée Péret
Editora: Coopmed
Ano: 2022
Páginas: 160
Preço: R$60,00
Disponível no site da Coopmed