Cememor apresenta fotografias do campus Saúde

As imagens apresentam o cotidiano e instalações da Faculdade , uma das unidades que compõe o campus Saúde.


30 de agosto de 2019


Sala de cirurgia |Acervo Cememor

Até 6 de setembro, a comunidade terá a oportunidade de conhecer um pouco da realidade do campus Saúde no século passado. A nova exposição do Centro de Memória da Instituição (Cememor) apresenta acervo fotográfico do campus nas décadas de 1960 e 1970. A exposição, gratuita e aberta ao público, pode ser visitada no Corredor da Memória, localizado no andar térreo da Unidade.

O objetivo do acervo é apresentar parte da história do campus para as novas gerações e possibilitar que as pessoas que fizeram parte desses momentos se reconheçam. A curadoria foi feita pelo professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e atual coordenador do Cememor, Luciano Amedée Péret Filho, com a participação de membros do Centro de Memória.  

Recordações

As fotos, encontradas recentemente nos arquivos institucionais da Faculdade, apresentam imagens de instalações do campus Saúde. Algumas salas de aula da disciplina de Anatomia, o Hospital das Clínicas, bem como imagens de alunos e equipamentos do período, constituem o acervo.

A historiadora do Cememor, Ethel Mizrahy, conta que alguns professores conseguiram reconhecer colegas e a turmas nas imagens. “O professor Itamar, por exemplo, descobriu qual era a turma dele, pois na época aconteceu um aumento no número de alunos. Assim, as fotos trazem recordações de uma memória pessoal e questões administrativas da Faculdade naquele período”, comenta Ethel.

Como visitar?

Os interessados em visitar a exposição não precisam realizar agendamento prévio. O Centro de Memória funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato através do 3409-9106 ou pelo e-mail cememor@medicina.ufmg.br.