Orientações e Formulários
A documentação para oferta de curso/evento será recebida no CENEX/MED somente quando estiver completa e com as devidas assinaturas. GENTILEZA NÃO INSISTIR, POIS NÃO RECEBEREMOS PROPOSTAS COM DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA.
Fazem parte da documentação para oferta de cursos/eventos:
1 – Aprovação da Ação de Extensão pela Câmara Departamental ou órgão equivalente.
O coordenador da ação de extensão a ser proposta deve solicitar ao Departamento a que está vinculado a aprovação da oferta do curso ou evento pela Câmara Departamental (ou órgão equivalente, caso o coordenador não esteja vinculado a um Departamento). Após esta aprovação, deve ser entregue no CENEX/MED documento emitido pelo Departamento ou órgão equivalente informando a data da aprovação da oferta do evento/curso.
2 – Registro do curso/evento no SIEX:
· Registro da 1º edição:
O registro no SIEX deve ser feito pelo acesso ao Minha UFMG do coordenador do curso ou do evento. Deve-se acessar pelo Minha UFMG o “Sistema de Informação da Extensão” e clicar em “Inserir curso” ou “Inserir evento” de acordo com o objetivo do coordenador. Após o preenchimento completo dos dados, clicar em SUBMETER À APROVAÇÃO e o sistema encaminhará ao CENEX solicitação de aprovação. O CENEX/MED só aprovará a ação de extensão após ter recebido documento com a data da aprovação da mesma pela Câmara Departamental do coordenador da ação. Após a aprovação do CENEX será gerado o número de registro SIEX.
· Atualização de cursos e eventos já registrados:
Cursos e eventos sequenciais ou cíclicos devem ser registrados uma única vez no SIEX e atualizados a cada nova realização. O coordenador deverá acessar o SIEX, selecionar o registro antigo do curso ou do evento e realizar as seguintes atualizações:
* Atualizar o nome no campo TÍTULO, que está logo abaixo do STATUS;
*Alterar a Previsão de Término. Atenção: a Data de Início não se altera e as datas exatas de realização são registradas no campo REALIZAÇÕES.
* Inserir as próximas datas de realização do curso ou do evento no campo TURMAS ou REALIZAÇÕES que está no final da aba Descrição;
* Inserir resultados alcançados na edição anterior na aba RESULTADOS ATINGIDOS.
* Alterar as demais abas se necessário;
* Solicitar nova aprovação do Departamento se a Data da última aprovação pelo Órgão Competente já houver completado 1 (um) ano.
3 – Proposta de Oferta de Curso/Evento CENEX/MED com a assinatura do coordenador do Curso/Evento.
Proposta de Atividade de Extensão – Curso
Proposta de Atividade de Extensão – Evento
4 – Autorização para Gestão de Projetos/contratos FUNDEP, com a assinatura do coordenador do curso/evento e a assinatura com o carimbo do chefe do Departamento de vínculo do coordenador. É importante ressaltar que não pode haver qualquer erro ou rasura nesta ficha. O item “FINANCIADOR”, segundo a ser preenchido neste formulário, deve ser preenchido da seguinte forma: – No caso de curso/evento com pagamento de inscrição pelos participantes: “INSCRIÇÕES” – No caso de curso/evento gratuito: “não há (gratuito)” – No caso de haver financiadores: “informar o FINANCIADOR OU FINANCIADORES”
FICHA – AUTORIZAÇÃO DE GESTÃO FUNDEP PARA EVENTOS
FICHA – AUTORIZAÇÃO DE GESTÃO FUNDEP PARA CURSOS
5 -Protocolo de Ofertas FUNDEP, com a assinatura e o contato do coordenador do curso/evento.
PROTOCOLO DE OFERTA FUNDEP PARA CURSOS/ATIVIDADES *atualizado em 19/02/2016
PROTOCOLO DE OFERTA FUNDEP PARA EVENTOS *atualizado em 19/02/2016
6 – Cópia impressa da programação do curso.
7 – Formulário para Composição da Equipe do Projeto preenchido e assinado. Este formulário deve ter também a assinatura com o carimbo do Diretor da Faculdade de Medicina
ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO
FORMULÁRIO PARA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO
8 – Também devem ser encaminhados para o e-mail do CENEX/MED (cenexmed@medicina.ufmg.br), antes da entrega da documentação para oferta do curso/evento na secretaria do CENEX/MED:
– O Protocolo de Oferta FUNDEP preenchido (item 5 listado acima)
– A Programação do curso/evento.
9 – No dia de início do curso ou evento, buscar na secretaria do CENEX/MED a(s) lista(s) de presença da ação de extensão e a lista para emissão de certificados. Para cursos ou eventos realizados após as 17 horas, as listas devem ser buscadas entre 15:00 e 16:30h do dia de início.
10 – Após o término do curso ou evento, devem ser entregues na secretaria do CENEX/MED, com a assinatura do coordenador, todas as listas de presença e a lista para emissão de certificados dos participantes inscritos devidamente preenchida. Para que o participante tenha direito ao certificado é necessário que ele tenha sido regularmente inscrito e tenha tido pelo menos 75% de frequência.
Para emissão de certificado de coordenador; comissão organizadora; palestrante; apresentador, autor e co-autor de pôster, tema livre ou tema orientado, deve ser entregue lista, com a assinatura do coordenador, com nome, tipo de participação e tema apresentado. Nessa lista deve constar o CPF, o e-mail e o telefone desses participantes. O arquivo com essa lista deve ser encaminhado também para o e-mail do CENEX/MED: cenexmed@medicina.ufmg.br
O CENEX/MED está emitindo os certificados de cursos/eventos por meio digital, via Plataforma Arouca, por esse motivo, o certificado só pode ser emitido com a informação do CPF , e-mail e telefone do participante. Para os cursos ou eventos com matrícula na FUNDEP ofertada pelo CENEX/MED, esses dados dos participantes regularmente inscritos na FUNDEP são informados no ato da matrícula.
Maiores Informações e formulários sobre bolsas de extensão, atividades de extensão e cursos de aperfeiçoamento:clique aqui.