Centenário do professor José Henrique Godoy da Matta Machado


16 de março de 2015


José Godoy da Matta MachadoComemora-se hoje, 16 de março, o centenário do professor José Henrique Godoy da Matta Machado, professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG. Nascido em Diamantina, Matta Machado mudou-se para Belo Horizonte aos 11 anos. Formou-se na UFMG, então Universidade de Minas Gerais, estudou ortopedia nos Estados Unidos e retornou a Belo Horizonte, onde foi pioneiro na área.

Criou a primeira residência da sua especialidade em Minas Gerais, no Hospital da Baleia. Na UFMG atuou como professor da Faculdade de Medicina e foi chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia na década de 60. Matta Machado trabalhou como professor até sua aposentadoria compulsória em 1985, aos 70 anos. Mesmo aposentado, continuou a atender em sua clínica privada e no Hospital da Baleia, até seu falecimento em 8 de janeiro de 2002.

Segundo o chefe do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina, Marco Antonio Percope, que foi aluno de Matta Machado, o professor precisa ser enaltecido pela visão humanística da Medicina. “Nós, seus alunos, fomos brindados com lições de como ser um verdadeiro médico. O que nos era trazido como mensagem sempre foi como se relacionar e respeitar o paciente”, relembra.

Confira as homenagens ao professor:
Gustavo Alves de Mendonça – professor aposentado do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG

“O professor JHMM para mim é referência de administração, gratidão e amizade como aluno, residente, assistente e amigo que fui. Admiração pelo ser humano, sábio mestre e amigo. Gratidão pelas oportunidades que me ofereceu na faculdade e no Hospital da Baleia. Tínhamos uma relação praticamente de pai para filho”.

Marco Antonio Percope de Andrade – Chefe do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG
O que falar do Professor José Henrique da Matta Machado? Que foi Professor Catedrático desta Faculdade? Que foi Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia? Que foi um dos precursores da Residência Médica em Ortopedia no Brasil? Que foi um dos idealizadores do Concurso para o Título de Especialista em Ortopedia ou que era um dos maiores conhecedores teóricos desta especialidade tão difícil que é a Ortopedia?

Não, o que deve ser enaltecido no Professor é sua visão humanística da Medicina.

Nós, seu alunos – e foram centenas, se não milhares – fomos brindados com lições de como ser um verdadeiro médico! O que nos era trazido como mensagem sempre foi como se relacionar e como respeitar o paciente.

Numa época cada vez mais holística da Medicina, ficam seus ensinamentos: ouvir sempre o paciente, examiná-lo criteriosamente e antes de mais nada, respeitá-lo como ser humano.

Os alunos do Professor Matta Machado, são pessoas de ponta que se destacam nas mais diversas áreas da Ortopedia, em Minas e no Brasil. E isso se deve aos ensinamentos do grande professor!

No entanto, o principal legado deixado por ele foi o de transformar seus alunos em Médicos, na mais pura concepção da palavra.

Portanto, no centenário de seu nascimento, um dos seus alunos mais novos, gostaria de saudá-lo em nome de todos – alguns já ausentes – e agradecê-lo por seus ensinamentos teóricos, mas principalmente por nos ter ensinado o que é ser Médico.

Hoje, como Chefe do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG, criado e chefiado por ele durante muitos anos, gostaria de saudar e prestar essa pequena homenagem ao Professor José Henrique da Matta Machado, no centenário de seu nascimento.

Fernando Milton da Cunha – professor aposentado do Departamento do Aparelho Locomotor, no livro “85 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais”, de 1997, aponta a importância de Matta Machado na criação do Departamento.
Capítulo 5. Departamento do Aparelho Locomotor

Histórico
O Departamento do Aparelho Locomotor é originário da Cadeira de Clínica Pediátrica Cirúrgica e Ortopedia, que foi criada desde a fundação da então Faculdade de Medicina de Belo Horizonte em março de 1911. Até 1918 o responsável pela cadeira foi o professor Cândido Melo Leitão, que nesta ocasião optou pela cadeira de Clínica Pediátrica Médica, deixando assim vaga a cadeira de Clínica Pediátrica Cirúrgica e Ortopedia. Em 1919 foi oficializado como chefe da cadeira o professor David Corrêa Rabelo que permaneceu na direção da mesma até 1939, data do seu falecimento. Em substituição a ele assumiu interinamente o professor Pedro Drumond de Sales e Silva, que respondeu pela coordenação do ensino das disciplinas até 1941. Em 1942 foi escolhido como chefe interino o professor Blair Ferreira que foi reconduzido por diversas vezes, até 1950.

Em 27 de fevereiro de 1950 o professor José Henrique de Godoy da Matta Machado defendeu a livre docência e em 1951 assumiu interinamente a regência da cadeira. Em 1954, após concurso para professor Catedrático o dr. José Henrique teve oficializada a chefia da cadeira. Durante muitos anos a cadeira funcionou no Hospital da Cruz Vermelha tendo em 1971 sido transferida para o Hospital das Clínicas.

Em 1967 o Decreto Lei 252 extinguiu as cátedras e instituiu os departamentos como a menor fração da estrutura universitária. Nos anos seguintes a Faculdade de Medicina se organizou para se adaptar às mudanças instituídas. Em 1970 a Congregação da Faculdade de Medicina aprovou a nova divisão departamental da unidade criando então o Departamento do Aparelho Locomotor (ALO). Em 8 de fevereiro de 1971 realizou-se a primeira reunião da Câmara Departamental do ALO, que teve como chefe interino o professor José Henrique Godoy da Matta Machado.

(…) Em 1977 foi criado o Serviço Especial de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, sendo seus membros docentes do departamento. José Henrique Matta Machado foi escolhido como chefe do serviço. Uma de suas principais preocupações, que inclusive já havia sido motivo de diversas discussões na Câmara Departamental, era a necessidade de transformar o atendimento do Hospital em um atendimento global, não só no que diz respeito ao tipo de clientela como também no atendimento durante 24 horas por dia. Neste mesmo ano o corpo docente do departamento teve mais uma vez que se desdobrar para que pudesse ser implantado o módulo de Traumatologia Ortopédica, da Disciplina Medicina de Urgência e Traumatologia.

(…) Em 1984 ocorre a aposentadoria do professor titular José Henrique da Matta Machado.