Cerimônia marca lançamento de livro sobre fundador da Faculdade
21 de agosto de 2018
A Faculdade de Medicina recebeu, na noite dessa segunda-feira, 20 de agosto, a cerimônia de lançamento do livro “Cicero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”. De autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, a obra é composta por três volumes, que contam a vida e o legado do fundador e primeiro diretor da Faculdade de Medicina da UFMG.
Durante a cerimônia, a família de Cícero Ferreira doou para a instituição a caneta de ouro usada pelo médico para assinar o documento que inaugurou a Faculdade. Também foram doados o documento de identidade e a edição do jornal Radium, que publicou, em 1920, o falecimento de Cícero Ferreira. Será reservado um espaço para expor os materiais de forma permanente na Faculdade.
A ocasião marcou ainda a abertura da exposição sobre a história do fundador da instituição no Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor). Registros das primeiras atividades médicas, obras e estudos do médico ficarão expostos até 3 de setembro, no Corredor da Memória e na Galeria Luis Gomes Ferreyra.
A solenidade de lançamento do livro foi realizada pela família de Cícero Ferreira, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da Academia Mineira de Medicina.
Exposição
Os interessados em visitar a exposição não precisam realizar agendamento prévio. O Centro de Memória funciona de
segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato através do 3409-9106 ou pelo email cememor@medicina.ufmg.br.
Trajetória
Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues nasceu em 1861 e se formou médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1885. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1911, e também o primeiro diretor da Unidade, a quarta do Brasil.
Ele também foi um dos responsáveis pela criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, os primeiros hospitais de Belo Horizonte.
Lei também: https://www.medicina.ufmg.br/historia-de-cicero-ferreira-e-tema-da-proxima-exposicao-do-centro-de-memoria/