Cientistas internacionais realizam palestras sobre Criotécnicas em Microscopia Eletrônica


13 de novembro de 2018


Especialistas de universidades e centros de pesquisa da Europa, China, Japão e Brasil participam do workshop promovido pelo Centro de Microscopia da UFMG, em BH

A criomicroscopia rendeu recentemente aos seus proponentes o Prêmio Nobel em Química. Esta técnica revolucionou o estudo de nanoestruturas biológicas invisíveis ao olho humano, pois permite a visualização de vírus, bactérias, células e tecidos vitrificados, ou seja, congelados em seu estado natural. Desse modo, essa técnica tem permitido ampliar a compreensão dos processos biológicos e o desenvolvimento de novos fármacos.

“A capacidade de capturar imagens de moléculas em alta resolução é valiosa para que se ampliem a compreensão das estruturas e as possibilidades de exploração dos processos biológicos. A técnica tem aplicação em áreas multidisciplinares, com destaque para a formulação de fármacos mais eficazes, que podem aprimorar o tratamento de doenças infecciosas e degenerativas”, explica a professora Elizabeth Ribeiro, coordenadora do Laboratório de Criotécnicas do Centro de Microscopia da UFMG, uma das principais Universidades do Brasil.

Referências mundiais no Brasil

Cientistas de instituições do Reino Unido, Suíça, França, Suécia, China e Brasil vão ministrar palestras no worskshop “Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos” (Electron microscopy cryo-techniques as tools for elucidating biological processes), promovido pelo Centro de Microscopia da UFMG.

A história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais;  estrutura de vírus; a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais; o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas; e as novas possibilidades em criomicroscopia. Esses temas estão na agenda das palestras do workshop, que acontecem dias 6 e 7 de dezembro, na UFMG – em Belo Horizonte, Minas Gerais. As palestras serão ministradas em inglês.  Confira a relação de cientistas confirmados.

Oportunidade: inscrições com desconto para as palestras até 23 de novembro

– 50% off para estudantes de graduação e pós-graduação

– 40 % off para pesquisadores de Institutos de Ciência e Tecnologia e empresas

Clique aqui e inscreva-se.

O evento tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e também o apoio das empresas Leica Microsystems, Thermo Fisher Scientific e Altmann S/A Importação e Comércio.

 Centro multiusuário e multidisciplinar para Pesquisa & Desenvolvimento

Centro de Microscopia da UFMG é um centro multiusuário e multidisciplinar com padrão de excelência internacional, com infraestrutura em microscopia eletrônica, iônica e de varredura por sonda, e microscopia óptica e de fluorescência, para realização de atividades de pesquisa e de base tecnológica. Após três anos de investimentos na aquisição de equipamentos e no treinamento do corpo técnico-científico, o Centro está em fase de abertura da sua infraestrutura específica em criotécnicas para a comunidade científica, sendo a primeira desse tipo em Minas Gerais e uma das três existentes no Brasil.

Recentemente qualificado com Centro Nacional Multiusuário pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Centro de Microscopia recebe, atualmente, mais de 800 pesquisadores, 1200 alunos de instituições de todo o país e 80 empresas, especialmente nas áreas de mineração e metalurgia, siderúrgicas, indústrias do setor de microeletrônica, de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, de transformação de bens de consumo, hospitais e laboratórios de análises. “A facilidade de acesso e a qualidade das instalações e da equipe são os principais diferenciais do Centro de Microscopia da UFMG”, destaca o diretor, professor Wagner Rodrigues.

Resumo | Serviço

Worskshop Electron microscopy cryo-techniques as tools for elucidating biological processes

(Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos)

Realização: Centro de Microscopia da UFMG

  • Palestras: 6 a 7 de dezembro de 2018
  • Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha – Belo Horizonte, Brasil
  • Público-alvo: pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisas e de empresas; estudantes de pós-graduação e de graduação.

Inscrições com desconto para as palestras até 23 de novembro:

– 50% para estudantes de graduação e pós-graduação

– 40 % para pesquisadores de Institutos de Ciência e Tecnologia e empresas

Temas: a história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais,  estrutura de vírus, a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais, o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas e novas possibilidades em criomicroscopia.

Andres Käch (University of Zurich, Suíça); Byung-Ho Kang (The Chinese University of Hong Kong, China); Daniele Spehner (IGBMC, França); Helen Saibil (Birkbeck College, Reino Unido); Jan van Lent (Wageningen University & Research, Holanda); Johanna Höög (University of Gothenburg, Suécia); Kildare Miranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil); Marin van Heel e Rodrigo Portugal (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, Brasil); e Pippa Hawes (The Pirbright Institute, Reino Unido)

Comissão organizadora: Prof. Wagner Nunes Rodrigues – Instituto de Ciências Exatas – UFMG, Prof. Gregory Thomas Kitten e Profa. Elizabeth Ribeiro da Silva – Instituto de Ciências Biológicas – UFMG.

Local: Centro de Atividades Didáticas (CAD 3), UFMG

Mais informações: ufmg@gmail.com

Redação: Comunicação Fundep – comunicacao@fundep.ufmg.br | (31) 3409-4225