Ciranda de Minas se apresenta no Quinta Cultural

19 de junho de 2015 -

A edição de junho do “Quinta Cultural”, que acontece no dia 25 de junho, marcará a estreia do Grupo Cantigas de Minas. A apresentação será às 12h30, no teatro de arena, ao lado do DAAB e Restaurante Universitário.

O Cantigas de Minas foi criado por participantes da Associação dos Funcionários Aposentados do Campus Saúde da UFMG (Afamed). Facebook_Quinta cultural“O grupo começou com a proposta de inserção cultural dentro da associação, com objetivo de levar cultura ao campus e a outros espaços dentro e fora da UFMG. Queremos promover humanização, principalmente nas unidades de internação”, afirma Maria das Graças Waldomiro, idealizadora do projeto.

No repertório estão cantigas adultas e infantis do universo folclórico mineiro. “Queremos resgatar essa memória afetiva de cantigas que embalaram nossa infância. São cantigas que chamamos de “cantigas de lavadeira”, música com grande significado para a cultura popular do estado”, conclui.

Maria Claret, componente do grupo, não esconde a empolgação: “Estamos ensaiando desde Março. Ficamos muito contentes com o convite para realizar nossa primeira apresentação em público”.  O grupo, com 17 participantes, já tem uma apresentação agendada na unidade de internação de pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG. A expectativa é continuar o trabalho com foco em asilos, hospitais e espaços culturais da cidade.

A Associação

A Afamed completa 30 anos em dezembro 2015. O objetivo da associação é promover aos filiados solidariedade, lazer, socialização, assistência e desenvolvimento social através de projetos e ações sociais que estimulem a integração ao ambiente ao qual se dedicaram grande parte de sua vida e trabalho. Outras atividades, como a Dança Sênior e a inclusão digital, já estão estabelecidas com grande sucesso. Estas atividades são realizadas com apoio do Sindifes-BH. O grupo se reúne sempre na última quinta-feira de todos os meses as 15h para promoção de palestras e atividades culturais. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail afamedcampussaude@yahoo.com.br.

Quinta Cultural

O projeto Quinta Cultural é uma atração cultural gratuita e aberta ao público, às 12h30, sempre na última quinta-feira do mês. Uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e Unidades do Campus Saúde.

Projeto Quinta Cultural

Espetáculo: Ciranda de Minas

Data:25/06

Horário: 12h30