Cobertura vacinal está abaixo do esperado no Brasil, afirma pesquisa
Apesar de índices de hesitação vacinal, a população ainda demonstra acreditar no Programa Nacional de Imunizações.
20 de novembro de 2023 - nescon, saúde com ciência, Vacinação

* Elen Batista
Uma pesquisa do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG analisou o cenário de cobertura vacinal do Brasil nos últimos anos. “Esse estudo comprovou o que a gente já estava vendo na literatura, que é a queda da cobertura vacinal a partir do ano 2016 e a partir de 2019 todas as vacinas ficaram com a cobertura abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde”, afirma Alice Massote, cientista social, pesquisadora do Nescon e convidada do Saúde com Ciência desta semana.
O estudo consultou dados do país inteiro em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de entrevistas com grupos específicos e monitoramento de redes sociais a partir de termos chave.
“Apesar dessa queda nas coberturas nos últimos anos, ficou evidente por todos os participantes da pesquisa, a importância e o sucesso do Programa Nacional de Imunizações. Apesar dessa fragilidade nos últimos anos, o programa ainda é uma referência para todos os entrevistados.”
Alice Massote
Saúde com Ciência
No programa Saúde com Ciência desta semana, falamos sobre a cobertura vacinal do país, o fenômeno da hesitação nesse contexto e a importância do Programa Nacional de Vacinação na saúde pública do Brasil.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Elen Batista – estagiária de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno