Colegiado de Medicina define fluxograma para acolher alunos com suspeita de covid-19

29 de outubro de 2020 - , , , , ,

Como parte da proposta de retorno presencial das atividades não adaptáveis ao Ensino Remoto Emergencial da UFMG, a Diretoria da Faculdade e o Colegiado do curso de Medicina definiram o fluxograma de acolhimento de alunos com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. As orientações, disponibilizadas no site do Centro de Graduação (www.medicina.ufmg.br/cegrad), segue o plano de retorno estabelecido pela Universidade.

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Medicina, professora Taciana Figueiredo Soares, esse fluxo representa a forma institucional de acolhimento pela Faculdade na suspeita da infecção pelo SARS-COV-19 e o controle da infecção nas suas dependências. Dessa forma, é importante que todos os alunos, docentes e técnicos administrativos do curso conheçam o fluxograma para que o retorno às atividades presenciais seja feito com segurança.

A vice-diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury, reforça que o fluxo foi estabelecido “com foco nos alunos do curso de Medicina que já estão em campos de prática, enquanto se aguarda as diretrizes da administração central que vão se aplicar a todos”.

As orientações

O estudante em atividade presencial com suspeita ou confirmação de covid-19, ou que teve contato com caso confirmado, deve comunicar ao coordenador da disciplina ou projeto onde está vinculado e ao Colegiado de Curso para que possam ser tomadas as medidas sanitárias, o mais rápido possível.

Além de se afastar das atividades, ele deve se encaminhar à UPA Centro-Sul para avaliação e exames. Haverá acompanhamento diário pela Faculdade de Medicina para identificação de eventuais necessidades e encaminhamentos.

Tanto na confirmação ou não da infecção pelo exame RT-PCR, será necessário manter-se afastado por 14 dias. Em caso de resultado positivo para covid-19, os demais discentes que tiveram contato com o aluno também devem se afastar das atividades, por 12 dias. Já os servidores docentes e técnicos administrativos que tiverem contato com o aluno são orientados a procurar o DAST/Pro-RH.

Acesse o fluxograma completo aqui.