Colegiado de Medicina informa sobre a antecipação de formatura dos alunos

24 de abril de 2020

Com a Resolução 001/2020, o Colegiado do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG estabelece os critérios para que discentes do 12º período possam pedir a antecipação da colação de grau, em caráter excepcional. A ação segue a Medida Provisória nº 934/2020, publicada neste mês em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do Colegiado, professora Taciana de Figueiredo Soares, “o documento é fruto de uma análise aprofundada de todas as normativas recentemente publicadas pelo Governo Federal, à luz da autonomia universitária e com foco na redução dos impactos na futura vida profissional dos alunos”. Ela acrescenta: “Nosso trabalho é garantir a qualidade dos profissionais de saúde que formamos”.

Os interessados em antecipar a colação de grau devem preencher e enviar o formulário, já disponibilizado por email, até a próxima segunda-feira, 27 de abril. Antes que os pedidos sejam avaliados pelo Colegiado de Medicina, também será necessário que os docentes registrem na plataforma SIGA os dados referentes às disciplinas cursadas no primeiro trimestre. A previsão é de que todas as atualizações no SIGA sejam feitas até 1º de maio.

Ainda não há uma definição da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG sobre como as informações da antecipação de colação de grau serão lançadas nos históricos escolares.

Confira na íntegra a resolução (clicando aqui) e a nota divulgada aos discentes:

“Neste momento, o Cegrad está trabalhando no recebimento dos documentos comprobatórios de atividades geradoras de créditos (ACGC) daqueles que ainda não nos entregaram, como parte das formalidades requeridas.

Para aqueles alunos que pretendem colar grau antecipadamente, seguiremos o seguinte cronograma:

1) Alunos em dia com as formalidades do curso: Preencher formulário de solicitação da colação antecipada, a ser disponibilizado hoje, e devolver preenchido até o dia 27/04/2020;

2) Alunos com pendências: esses alunos devem indicar o tipo de pendência no formulário de requisição e enviar até o dia 27/04/2020. Eles serão contatados pelo CEGRAD para procedimentos subsequentes.

Será preciso o lançamento de quitação de todas essas pendências no sistema SIGA, o que está previsto para até o dia 01/05/2020. Vale lembrar que outros dados devem ser registrados pelos docentes nas plataformas do SIGA, para fins de validação de créditos das atividades já cumpridas, inclusive com vistas à definição pela liberação para colação.

Informamos, ainda, que para fins de colação antecipada, a comprovação de “nada-consta” pela Biblioteca será avaliada pelo Colegiado em conjunto com a Biblioteca e o Setor de Infraestrutura, após termos a listagem de todos os alunos que almejam a colação agora. Aquela comprovação será necessária neste momento, para colar grau; a outra, para receber o diploma.

Todos os pedidos serão avaliados pelo Colegiado de Medicina quanto à plausibilidade da solicitação.  Após a análise e deferimento, a listagem dos concluintes aptos será encaminhada à Diretoria da Faculdade de Medicina para a marcação da data da Colação de grau.

Estamos aguardando a definição pela Prograd de como essas informações serão lançadas nos históricos escolares.

Fiquem atentos às mensagens que enviaremos para os seus endereços eletrônicos”

Colegiado do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG

Mais informações: