Comitiva da Argentina visita Faculdade para conferência sobre telessaúde


12 de setembro de 2014


Uma comitiva da província de Entre Rios, Argentina, formada pelo ministro da Saúde Hugo Cettour, o subsecretário de Serviços Sociais, Ricardo Pastre e o consultor das organizações Panamericana e Mundial de Saúde (OPS/OMS), Ariel Karolinski, esteve nesta quinta, 11 de setembro, na Faculdade de Medicina. A comitiva, que veio conhecer o modelo de telessaúde, foi recepcionada no Centro de Tecnologia em Saúde (CETES).

Comitiva Argentina no CetesA visita teve início com uma conferência de apresentação do programa de telessaúde no Brasil, proferida pelo coordenador geral do CETES, Claudio de Souza, e pela vice-coordenadora, Alaneir dos Santos. Durante o debate foram mostrados os aspectos de efetivação do projeto, como as teleconsultorias, os laudos à distância e web-conferências. Alaneir explicou que já existem estruturas para a telessaúde em todos os estados do país e que o objetivo é “desenvolver um modelo articulado que melhore a questão da atenção à saúde”.

Em seguida, a também coordenadora do CETES, Rosália Morais Torres, explicou sobre o modelo de educação a distancia (EaD) em Saúde. Ela demonstrou aos presentes trechos dos vídeos utilizados no projeto EaD e os personagens criados para cada especialidade. Também estiveram presentes na reunião o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Nunes e o vice-diretor, Humberto Alves.

Após a conferência, a comitiva seguiu para a Secretária Municipal de Saúde. A programação foi encerrada, com uma visita ao Hospital das Clínicas.