Como está a saúde pública de MG?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é usado por mais de 70% da população brasileira.


09 de janeiro de 2026 - , , ,


* Alexandre Temponi

A saúde pública pode ser definida como um conjunto de medidas que o governo realiza para garantir as necessidades de saúde da população. É como caracteriza a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Alzira Jorge. Ela informa que o Sistema Único de Saúde, o SUS, se destaca internacionalmente por
ser o maior sistema público, gratuito e universal do mundo.

A professora também adverte para os riscos da privatização do SUS, como o fim da universalidade do atendimento, o aumento dos custos e perda da integralidade. Além disso, nos dias atuais, o subfinanciamento está levando a uma terceirização da saúde no Brasil.

Alzira afirma que durante a pandemia de covid-19 a saúde pública, especialmente de Minas Gerais, avançou significativamente, com o aumento das equipes no atendimento básico e a criação de um modelo de atendimento mais robusto e acessível. A pandemia também trouxe investimentos na área da saúde, principalmente em estruturas e medicamentos, que perduram até os dias de hoje.

Vacinação

Após a pandemia houve uma queda da cobertura vacinal em todo o Brasil. De acordo com Alzira Jorge, essa queda trouxe uma série de prejuízos e complicações para a saúde pública em Minas Gerais e no país como um todo.

“Afeta a confiabilidade da vacina, e não só da covid, houve uma queda na cobertura. Com isso, é reduzida a proteção coletiva. Com a cobertura mais alta, a gente tem uma maior segurança, porque há uma menor distribuição do vírus na sociedade e isso proporciona uma segurança coletiva maior. Portanto, a vacinação não é importante somente para quem toma a vacina, mas também para todos que estão ao seu redor”.

Professora Alzira Jorge

A professora reforça que é fundamental manter a carteira vacinal atualizada, principalmente entre as crianças. Segundo ela, doenças que eram consideradas erradicadas, como sarampo, estão voltando a ter casos registrados no Brasil. “Com o surgimento de novas doenças, é fundamental que a gente não volte a lidar com problemas antigos”, finaliza.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a saúde pública de Minas Gerais. Iremos explicar a importância do SUS e como a pandemia influenciou em avanços na área da Saúde. Também abordaremos a vacinação e a importância do SUS na distribuição das vacinas.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno