Como funciona o teste do pezinho?

Minas Gerais se tornou o primeiro estado brasileiro a identificar um total de 60 doenças na triagem neonatal.


05 de junho de 2025 - , , ,


* Alexandre Temponi

O teste do pezinho é realizado de forma gratuita pelo SUS, o que garante que mais recém-nascidos sejam atendidos, fazendo com que tenham um diagnóstico precoce e tratamento adequado. É o que afirma a diretora acadêmica do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) e convidada do Saúde com Ciência, Ana Starling.

Além disso, a diretora afirma que a triagem gratuita e rápida já garantiu que muitas pessoas pudessem ter uma vida normal em função do tratamento precoce, que não seria possível sem a realização pelo SUS do teste neonatal. O Nupad é o órgão responsável pela realização da triagem neonatal no estado de Minas Gerais.

Segundo Ana Starling, o teste deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida, momento em que a criança já se alimentou e está bem. Assim, a realização precoce oferece a oportunidade de realizar o tratamento de forma mais rápida possível.

A família pode ter acesso ao teste, caso seja um resultado dentro da normalidade, através do site do Nupad, por meio de senha que foi fornecida no momento da coleta. Já para os casos em que há suspeita de alguma alteração, o Nupad entra em contato com o local que realizou a coleta para já contatar a família e realizar um novo teste, ou já realizar a primeira consulta médica da criança.

Ampliação do teste do pezinho em Minas Gerais

A expansão da triagem neonatal é crucial para minimizar o risco de sequelas e melhorar a qualidade de vida da criança e da família. A diretora acadêmica do Nupad comemora a expansão do teste do pezinho em nosso estado, dizendo que ele tem ajudado cada vez mais a garantir uma perspectiva de vida cada vez melhor para as crianças diagnosticada com alguma das 60 doenças, já que resulta em um tratamento precoce e de qualidade. Porém, as novas doenças triadas pelo teste possuem um tratamento mais complexo e elevado, de acordo com ela.

“Eu acho que atualmente a triagem neonatal, na medida em que ela está sendo ampliada, ela não vai dever em nada para as triagens ampliadas que são feitas em laboratórios particulares. Além disso, com a vantagem de que o SUS já oferece o tratamento recomendado para a doença e de forma gratuita”.

Ana Starling, diretora acadêmica do Nupad

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre o teste do pezinho. Iremos explicar como ele é realizado, sua importância e onde pode ser feito. Além disso iremos abordar a sua ampliação no estado de Minas Gerais

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno