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Comunidade acadêmica vai avaliar atividades do programa Integração Docente

Consulta, aberta na internet, prossegue até 5 de fevereiro.


28 de janeiro de 2021 - ,


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Adoção do ensino remoto possibilitou a apropriação de vasta gama de recursos tecnológicos. Foto: Lucas Braga | UFMG

Com o objetivo de planejar suas próximas atividades, o Programa Integração Docente está fazendo consulta a alunos, professores e servidores técnico-administrativos para avaliar as ações ofertadas ao longo do ano passado e identificar novas demandas de formação para o segundo semestre de vigência do ensino remoto emergencial.

Os questionários, específicos para cada segmento, estarão disponíveis no site do programa, no menu Pesquisa de avaliação, até o dia 5 de fevereiro. Os dados apurados auxiliarão a proposta da programação para os próximos meses. “O Programa Integração Docente consolidou-se, em 2020, como espaço de formação, diálogo e troca de experiências no contexto do ensino remoto emergencial. Consideramos, no entanto, que suas ações devem ser constantemente avaliadas pela comunidade acadêmica, de forma a contribuir efetivamente em um momento que ainda nos traz tantos desafios”, explica a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira. 

A pesquisa junta-se a outras ações promovidas para acompanhar a adaptação à nova forma de estudo e de trabalho, como o monitoramento do ERE, organizado pela Prograd. 

A professora Maria José Flores, diretora do GIZ/Prograd, destaca a importância de analisar as realizações do programa e mapear as necessidades de estudantes, professores e técnicos. “Estamos vivenciando o segundo semestre letivo em formato remoto, e houve uma ampla apropriação de recursos tecnológicos no ensino. Com a consulta, pretendemos avaliar o que realizamos como apoio e ações formativas para professores, estudantes e técnicos e conhecer expectativas desses públicos para a concepção de futuras ações”, diz a professora.

Retorno

Lançado em junho de 2020, para prestar suporte à comunidade em relação ao uso de recursos e ferramentas tecnológicos de ensino, o Integração Docente promoveu 13 fóruns e 12 webinários e ofertou minicursos e oficinas a docentes e discentes. Todos os registros dos eventos e materiais de apoio estão disponíveis na página do programa.

Na terça-feira, 2, a programação será retomada com o fórum on-line Ensino remoto na graduação e suas relações com as tentativas de ensino remoto na educação básica pública, que terá a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, e da professora emérita Magda Becker Soares, uma das maiores referências brasileiras nas áreas da alfabetização, letramento e língua portuguesa. Fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), vinculado à Faculdade de Educação (FaE), a docente foi agraciada com o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria Educação e pedagogia, pelo livro Alfabetização: a questão dos métodos

O evento será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, a partir das 14h, e sua gravação continuará disponível na plataforma. Haverá tradução para Libras. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail integracaodocente@ufmg.br.


Com Assessoria de Comunicação do Caed UFMG