Acesso interno

Congresso debate estresse, depressão e ansiedade entre profissionais e cientistas

Objetivo é lembrar importância de saber articular demandas do mundo moderno com o lado humano e reconhecer sintomas de alterações comportamentais.


13 de setembro de 2021 - , , , , , ,


Clique para abrir a imagem

A segunda edição do Congresso Brasileiro Setembro Amarelo nas Pesquisas Científicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, acontece entre os dias 20 e 25 deste mês, exclusivamente online, com transmissão pelo Youtube. De segunda a sexta-feira, será das 18h às 21h, e, no sábado, das 8h às 12h. O envio de resumos se encerra no dia 19 de setembro. O evento é aberto a todos interessados.

Presidido pela professora Amanda Maria Sena Reis, do Departamento de Patologia Geral do ICB, o objetivo é contribuir na formação de cidadãos mais conscientes da importância de saber articular demandas do mundo moderno sem se esquecer do lado humano. A ideia é evidenciar que o equilíbrio emocional é imprescindível para o melhor desempenho acadêmico e profissional.

Para isso foram convidados 18 pesquisadores, de diferentes áreas científicas e diversos locais do Brasil, os quais vão compartilhar o que há de mais recente nos estudos nessa área e orientar sobre sinais de estresse, ansiedade, depressão e suicídio, na perspectiva educativa, preventiva e motivacional.

As palestras vão ressaltar a importância de se reconhecer os sinais e sintomas que ocorrem nos mais diversos sistemas orgânicos, decorrentes de alterações comportamentais, possibilitando que o participante que se identifique ou que conheça alguém nessa situação procure ou recomende ajuda profissional.

A professora Sara Santos Bernardes, também do Departamento de Patologia Geral do ICB, e o psiquiatra Humberto Corrêa da Silva Filho, presidente da Associação Mineira de Psiquiatria e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, também integram a equipe de coordenação da iniciativa.

Haverá emissão de certificado para os participantes que se inscreverem nessa modalidade e comprovarem participação em 70% das transmissões. A página web do evento traz as normas de elaboração dos trabalhos.

Mais informações

https://linktr.ee/setembroamarelopc
Instagram@setembroamarelopc
Facebook: setembroamarelopc
Email: setembroamarelopesq@gmail.com
Whatsapp(31) 99623 5370


(Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB)