Conheça o espaço onde a SpiN-Tec será testada em humanos


24 de novembro de 2022


A UFMG dará início ao ensaio clínico da vacina SpiN-Tec MCTI UFMG, primeiro imunizante contra a covid-19 com tecnologia e insumos totalmente nacionais e financiada por instituições brasileiras. A testagem em humanos ocorre após diversas fases pré-clínicas e aprovações em órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do sistema CEP/Conep. A cerimônia que dá o pontapé inicial nesta etapa será realizada na sexta-feira, 25 de novembro.

A fase 1 do ensaio será realizada pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina. A estrutura conta com dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para a realização de testes com voluntários.

Com 168,5 m², a utilização do espaço envolve uma equipe de pesquisa interdepartamental e multiprofissional, com cerca de 30 profissionais das equipes médicas e de farmácia, enfermagem, biologia e dados. Também conta com a parceria do Laboratório Central. Além do corpo clínico, o projeto conta com assistente social e equipe comunitária, composta pelo público dos ensaios clínicos.

Atualmente, as principais pesquisas conduzidas na UPqVac (além da SpiN-Tec) são o Ensemble, o Mosaico e o Reprieve. O Ensemble acompanha a eficácia da vacina da Janssen contra a covid-19. Já o Mosaico testa uma vacina experimental para prevenir a infecção pelo vírus HIV. Por fim, o Reprieve avalia um medicamento para prevenir doenças cardíacas entre pessoas que vivem com o HIV. Ao todo, quase 500 voluntários estarão envolvidos nestas iniciativas. 

Saiba mais no site da Faculdade: https://www.medicina.ufmg.br/conheca-o-espaco-onde-a-spin-tec-sera-testada-em-humanos/