Conquistas, desafios e perspectivas do SUS são temas de palestras promovidas pelo DAAB
30 de agosto de 2018
A gestão “Aviva a tua sede” do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) da UFMG promove o evento “SUS para pobre e saúde para quem pode?”, nos dias 4, 11 e 18 de setembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. As ações são gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de refletir sobre o Sistema e entender seu desenvolvimento, a importância e os efeitos das atuais políticas de saúde na vida dos profissionais da área e da população em geral.
A programação conta com palestras e debates sobre o processo de construção dos 40 anos do SUS, incluindo suas conquistas e desafios, as perspectivas para o futuro e o impacto sobre a gestão hospitalar. Além disso, o evento destaca a atenção à saúde da mulher, da população LGBTQ e da população negra, bem como as políticas de saúde aplicadas à Medicina na conjuntura atual.
De acordo com a estudante Ana Flávia Lima, membro da Coordenação de Movimento Estudantil do DAAB, muitas pessoas ainda não sabem sobre as políticas públicas de saúde e o que o SUS engloba, mesmo estando na área da saúde. Por isso, é importante falar sobre o assunto, lembrar por quais necessidades da população surgiu o Sistema e como foi construído. Assim, é possível entender o que está acontecendo com ele hoje e como isso afeta enquanto estudantes, médicos, enfermeiros, administrativos, usuários.
O evento tem apoio da Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG e da Cooperativa de Consumo, Editora e de Cultura Médica (Coopmed). As inscrições são limitas e devem ser feitas com o preenchimento do formulário online.
Para mais informações, acesse a página do evento.