Campanha de conscientização sobre hepatites e doenças intestinais

28 de maio de 2015 -

O Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e o Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa do Hospital das Clínicas da UFMG se uniram para duas campanhas de conscientização que serão realizadas no próximo domingo, dia 31 de maio, das 8h às 16h.

Nas praças da Liberdade, Estação e Floriano Peixoto haverá equipes que irão aplicar questionários sobre o conhecimento das pessoas a respeito das hepatites B e C. A partir daí, poderão ser encaminhadas para o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no qual alunos da Faculdade de Medicina da UFMG, médicos hepatologistas e profissionais da área da saúde do Ambulatório de Hepatites Virais do Hospital das Clínicas conscientizarão sobre as formas de transmissão e prevenção destas enfermidades.  Ainda haverá testes rápidos gratuitos com coleta de sangue para verificar a incidência da doença. Aqueles que apresentarem resultados positivos serão encaminhados para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento no Ambulatório Jenny Faria.

Além disso, profissionais da área, nutricionistas, psicólogos e portadores das Doenças Inflamatórias Intestinais irão orientar o público sobre os sintomas e demais informações a respeito da Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. As enfermidades são processos inflamatórios crônicos do trato gastrointestinal, não contagiosos, sem cura e com tratamento. Na ocasião, também serão distribuídos kits e camisas aos portadores e haverá a presença da Alessandra Vitoriano de Castro, portadora da doença de Crohn e autora do livro autobiográfico “Registros de uma Crohnista”.

Os alunos participantes do projeto são voluntários que estudam Enfermagem ou Medicina na UFMG ou em outras faculdades cadastradas na Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG). A parceria do evento também conta com ONGs AMDII e Pró­Cura + Saúde, com apoio da Sociedade Mineira de Coloproctologia, Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais e Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG.