Consulta à Comunidade da Faculdade de Medicina UFMG acontece no dia 2 de dezembro
Estudantes, docentes e técnicos podem votar das 8h às 17h.
27 de novembro de 2025 - Consulta à Comunidade

No próximo dia 2 de dezembro, a Faculdade de Medicina (UFMG) realizará a Consulta à Comunidade para a escolha da diretoria, processo que será conduzido integralmente de forma eletrônica pelo Sistema de Consultas Eleitorais da UFMG.
A organização está sob responsabilidade da Comissão Eleitoral, composta por sete membros indicados pela Congregação: dois representantes do corpo docente, dois do segmento técnico-administrativo em educação e três discentes, sendo um de cada curso de graduação da instituição.
Quem pode votar
- Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu
- Exceção: aqueles que estiverem com trancamento total de matrícula.
- Docentes do quadro permanente em exercício.
- Técnicos administrativos em educação em exercício.
- Exceção: servidores com contrato suspenso ou em licença sem vencimento.
Como será a votação
- A votação será eletrônica, realizada por meio da plataforma disponibilizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
- O acesso será feito pelo portal minhaUFMG, na aba Sistemas, grupo Aplicações Administrativas.
- Cada eleitor deverá escolher apenas uma chapa entre as candidaturas disponíveis.
Confira no vídeo abaixo como votar:
A apuração dos votos e a divulgação do resultado serão realizados no próprio dia 2 de dezembro, imediatamente após o encerramento da votação.
Confira o cronograma completo:
– 27 de outubro de 2025 (segunda-feira): Nomeação da Comissão Eleitoral.
– 03 a 04 de novembro de 2025 (segunda e terça-feira): Período para inscrição de chapas.
– 05 e 06 de novembro de 2025 (quarta e quinta-feira): Período para recursos contra inscrição de chapa.
– 07 de novembro de 2025 (sexta-feira): Homologação e divulgação das chapas inscritas.
– 05 de novembro de 2025 (quarta-feira) a 02 de dezembro (terça-feira) de 2025: Período de afastamento dos inscritos de todas as atividades letivas e administrativas na UFMG.
– 24 de novembro de 2025 (segunda-feira) (sete dias antes da data de início da consulta à comunidade): Data de corte para a formação da lista de votantes definida pela Comissão Eleitoral, CAC/UFMG e DTI/UFMG.
– 24 de novembro de 2025: Debate dos candidatos com a comunidade.
– 02 de dezembro de 2025 (terça-feira): Consulta à comunidade.
– 02 de dezembro de 2025 (terça-feira): Apuração imediata dos votos após o encerramento da consulta e processamento pelo Sistema de Consultas.
– 03 a 08 de dezembro de 2025 (quarta a segunda-feira): Período para recurso contra o resultado da consulta à comunidade.
– 09 de dezembro de 2025 (terça-feira): Homologação e encaminhamento do resultado final da consulta à comunidade à Congregação.
– 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira): Reunião da Congregação para elaboração da lista tríplice.
Leia mais sobre o processo de Consulta à Comunidade 2025:
- Faculdade inicia processo para escolha de nova direção
- Comissão Eleitoral é nomeada pela Congregação para escolha da diretoria da unidade
- Comissão recebe inscrições de chapas para Diretoria da Faculdade
- Comissão Eleitoral homologa chapa única candidata à diretoria da Faculdade
- Debate com chapa inscrita para Diretoria da Faculdade acontecerá no dia 24 de novembro
- Programa de Trabalho da Chapa para a Diretoria da Faculdade é disponibilizado