Corredor da Memória exibe exposição sobre Projeto Manuelzão


15 de junho de 2016


Foto: Carol Morena

Foto: Carol Morena

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) apresenta, até a próxima sexta-feira, uma exposição virtual promovida pelo Projeto Manuelzão. A mostra ocorre em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste mês.

A apresentação tem como tema a história e o trabalho realizado pelo Projeto, que é uma iniciativa dos professores da Faculdade de Medicina, voltada para a Saúde do Trabalhador e o cuidado ambiental da Bacia do Rio das Velhas.

A exibição é composta por imagens dividas em cinco telões. No primeiro, encontram-se retratos da história e de personagens do manuelzão, iniciado em 1997. Dentre eles, destaca-se o vaqueiro Manuel Nardi, que além de inspirar o nome do Projeto, também serviu de inspiração para o escritor João Guimarães Rosa em sua obra “Corpo de Baile”.

O segundo telão é dedicado às faunas e  floras presentes na Bacia, enquanto o terceiro apresenta imagens de habitantes da região, com foco na população ribeirinha. Os dois últimos televisores mostram, respectivamente, fotos do Rio das Velhas e da poluição que o acomete, incluindo imagens da contaminação ocorrida no desastre ambiental de Mariana (MG) em novembro de 2015.